O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, embarcou na noite de sábado, 22 de março, para uma viagem ao Japão e Vietnã com o objetivo de fortalecer parcerias comerciais no continente asiático. Para essa missão internacional, Lula optou por utilizar uma nova aeronave, o KC-30, em vez do tradicional avião presidencial, o VC-1 (Airbus A319).
Motivos da mudança
O KC-30 é a maior aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e tem capacidade para voar por até 12 horas seguidas sem necessidade de reabastecimento. A escolha se deu principalmente pela autonomia superior da aeronave, essencial para uma viagem de longa duração como essa. Inicialmente, o VC-1 foi utilizado na primeira etapa do trajeto, levando o presidente até o Texas, nos Estados Unidos. Caso Lula não tivesse feito a troca de aeronave, o voo precisaria de pelo menos mais duas paradas antes de chegar ao destino final.

Capacidade da aeronave
De acordo com a FAB, dois aviões foram disponibilizados para a viagem, e a decisão pelo KC-30 foi tomada por questões logísticas. Com 59 metros de comprimento, ele é o maior avião já pertencente à Força Aérea Brasileira. A aeronave tem capacidade para transportar até 238 passageiros e pode carregar 45 toneladas de carga.
O KC-30 é uma versão adaptada do Airbus A330-200, modificada pela FAB para oferecer maior eficiência em viagens de longa distância. Com um alcance de 14,5 mil quilômetros e uma velocidade máxima de 913 km/h, o modelo se destaca por sua resistência e desempenho. Além disso, pesa cerca de 118 toneladas, conforme especificações do fabricante.
A escolha do KC-30 para a viagem ao Japão e Vietnã reforça a importância de um planejamento logístico eficiente para deslocamentos presidenciais de longa distância, garantindo mais conforto e agilidade para a comitiva brasileira.