Famílias voltam a sair de suas casas após nível de rio voltar a subir no RS

Ana Alves Por Ana Alves
3 min de leitura
Foto: reprodução/Folha PE

Fortes chuvas voltaram a cair no Rio Grande do Sul no último fim de semana, em São Sebastião do Caí, região metropolitana de Porto Alegre, e diversas famílias tiveram que sair de suas casas.

O motivo da evacuação se deve a elevação do nível do Rio Caí, que fica no entrono da cidade. Apenas nesta segunda-feira (17) o nível aumentou 42 centímetros em 1 hora, entre as 6h e 7h da manhã.

De acordo com o G1, que forneceu informações vindas da prefeitura do município, a cota de inundação é de 10.5 metro, mas já chegou em 13.8 na manhã desta segunda. Os 3.3 metros a mais do Rio Caí o fizeram transbordar.

Famílias saem para se proteger

Em entrevista ao G1, Zaqueu Dornelles, que trabalha na cidade e está se voluntariando em resgatar as pessoas, deixou seu barco a disposição para fornecer ajuda a áreas de risco. Além de ajudar os moradores a tentarem salvar seus móveis, os levantando para que a água não estrague os objetos.

“Não é fácil. A gente já esta até acostumando, já é normal isso acontecer, mas não é fácil” diz Dornelles.


Pessoas se deslocando em enchentes no RS (Foto: reprodução/Vatican News)

Alertas de chuva continuam

De acordo com meteorologistas, as chuvas no Rio Grande do Sul devem se estender até quinta-feira (20). O Inmet divulgou um alerta para tempestades em Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim, que podem acontecer até às 23h59 de hoje.

Com o excesso de chuvas e tempestades, as bacias dos rios que desaguam no Guaíba, sendo eles: Uruguai, Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí e Caí, podem fazer com que a água continue subindo nos próximos dias, apontou a MetSul.

No entanto, mesmo com as fortes chuvas, os níveis extremamente altos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio não devem voltar a acontecer.

Ao todo, mais de 730 mil pessoas ficaram desabrigadas e mais de 150 vieram a falecer após as enchentes no estado.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile