Governo Trump defende monitoramento de redes sociais de imigrantes 

O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), através de suas redes sociais, informou nesta quarta-feira (09), que passará a monitorar as redes sociais de solicitantes de vistos permanentes a fim de conceder ou não tais vistos. O objetivo do USCIS é verificar publicações antissemitas e identificar o que classificou de “simpatizantes de terroristas”. 

Em sua publicação, o departamento informa que tais medidas visam a Segurança Nacional e de judeus residentes nos EUA . Salienta, ainda, que “simpatizantes terroristas do mundo” não são bem-vindos ao país, mesmo que tentem se respaldar na constituição americana. 

A medida abrange cidadãos que possuem vistos de estudantes e, também, solicitantes de “Green Card”, possuidores de vistos temporários. 

A ação adotada pelo (USCIS) gerou críticas de especialistas e defensores dos direitos humanos, uma vez que não há informações claras sobre o que seria considerado “discurso antissemita” e quem poderia ser classificado como “simpatizante” de grupos, denominados pelos EUA, como terroristas. 

As críticas também levam em conta até que ponto a vigilância realizada pelo Governo Trump sobre as atividades de civis, estaria preservando  a Segurança Nacional ao comprometer a liberdade de expressão assegurada pela Constituição dos EUA. 


Monitoramento de Trump à imigrantes (Vídeo: reprodução/YouTube/@CNNBrasil)

Em sua publicação o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), não dá mais informações de quando ou como essa vigilância ocorreria. 

Revogação de vistos de estrangeiros 

O Secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, em entrevista à repórteres, no último dia 27 de março (2025), confirmou a revogação de mais de 300 vistos de estudantes  e  visitantes estrangeiros. Em sua declaração, informou, ainda, que assinou cada uma das revogações.

Segundo Rubio, a ação foi necessária uma vez que tais estudantes estavam envolvidos em “atividades contrárias aos interesses nacionais”.  Ainda, de acordo com o Secretário de Estado, são manifestantes que ingressam no país solicitando visto de estudante e lideram movimentos que trazem perturbação às Universidades. 


Revogação de mais de 300 vistos de estrangeiros (Vídeo: reprodução/Youtube/@@DRMNewsPortuguese) 

Marco Rubio, finaliza sua entrevista, declarando que os EUA cancelarão vistos de qualquer um que perturbe a ordem nacional, causando distúrbios e vandalizando edifícios. 

Os questionamentos a Rubio ocorreram após uma estudante da Turquia, Rumeyse Oztuk, que fazia doutorado nos EUA, ter seu visto de estudante revogado por participar de manifestação de apoio à Palestina, contra Israel e a Guerra em Gaza.

Promessa de campanha

Durante a campanha para assumir pela segunda vez a presidência dos EUA, o presidente Donald Trump defendeu a reformulação da Política de Imigração do país. Em suas falas, Trump se posicionou de forma favorável à deportação em massa de pessoas que permaneciam ilegalmente nos EUA.

Desde quando assumiu a presidência neste ano (2025), o Governo Trump tem realizado várias deportações, recebendo críticas da comunidade internacional, uma vez que, muitas destas deportações estão em desacordo com políticas relacionadas aos Direitos Humanos. 

Segundo especialistas, a maneira como o presidente Donald Trump tem conduzido o processo de revogação de vistos e deportado cidadãos estrangeiros, ferem acordos internacionais e o direito de liberdade de expressão garantido por Lei. 

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , por Neci Valencosta. Guardar link permanente.

Sobre Neci Valencosta

Pós-graduada em Política e Relações Internacionais, graduada em Comunicação Institucional, e finalizando a graduação em Jornalismo pela UMESP. Assuntos relacionados à política interna e externa, relações bilaterais e multilaterais entre países, diplomacia, conflitos armados e direitos humanos despertam a minha atenção. No entanto, procuro escrever sobre assuntos diversos, por entender que vivemos em um mundo plural, onde o respeito às diferenças e o conhecimento múltiplo nos tornam mais humanos.