Nesta quarta-feira (10), por volta das 16h15, um homem de 53 anos, um turista da República Tcheca, veio a óbito após cair no mar enquanto passeava pela região das piscinas naturais, em Puerto de la Cruz, nas Ilhas Canárias, na Espanha.
A chamada de socorro
Conforme o esclarecimento do governo das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol, no momento da ocorrência, o Centro Coordenador de Emergência e Segurança (CECOES) 112, foi acionado com um aviso de que havia acontecido a queda de uma pessoa no mar, em uma região de piscinas naturais, no local mencionado, durante um passeio enquanto fazia registros da paisagem.
O momento do resgate
O serviço de resgate acionou no mesmo instante os recursos de emergência necessários para realizar o atendimento. Os socorristas fizeram o uso do helicóptero ao se deslocarem para o local do acidente, como também contaram com o auxílio de uma ambulância para o resgate. Contudo, de acordo com a equipe de emergência, quando a vítima foi retirada do mar, já em parada cardiorrespiratória. Os profissionais, então, iniciaram manobras de reanimação no decorrer da transferência do turista tcheco para o heliporto em La Guancha, município da Espanha, na província de Santa Cruz de Tenerife.
Fallece un varón de 53 años al caer al mar en la costa de Puerto de la Cruz en #Tenerife
— 1-1-2 Canarias (@112canarias) April 10, 2024
➡️ Se precipitó mientras hacia fotos de la zona
➡️ El afectado fue rescatado del mar en parada cardiorrespiratoria por el helicóptero del #GES https://t.co/wECfU8Sfc1 pic.twitter.com/7QzbL3wPLT
Vídeo de resgate no mar das Ilhas Canárias (reprodução/X/@112canarias)
Últimos instantes
Segundo os representantes do governo das Ilhas Canárias, o homem de 53 anos, recebeu os primeiros socorros necessários, com o auxílio dos bombeiros e serviços policiais que contribuíram com recursos emergenciais. Todavia, a vítima não resistiu e veio a óbito.
“Já em terra, um médico e uma enfermeira do centro de saúde La Guancha, transportados numa ambulância de suporte básico de vida, continuaram com manobras de reanimação cardiopulmonar, sem conseguirem reverter a situação, confirmando a sua morte”
Autoridades locais
A Guarda Civil instruiu os mecanismos compatíveis para prosseguir com as investigações acerca do caso.