Itália cogita convidar alguns nomes para a Cúpula do G7

Carolina Piccolo Por Carolina Piccolo
3 min de leitura
Foto destaque: Líderes do Grupo dos sete (G7) em Vilnius, Lituânia, no encontro de 2023 (Foto: reprodução/Artur Widak/ Getty Images Embed)

A Itália quer convidar o  Brasil, e também Países africanos  para o G7 de 2024, o encontro dos chefes de estado e também do governo tem a previsão de acontecer entre os dias 13 a 15  junho e será realizado em Borgo Egnazia, em um resort localizado no sudoeste da Puglia.


Logo da Cupula G7 2023 em Hiroshima Japão (Foto: reprodução/LUDOVIC MARIN/Getty Images Embed)


Sobre a Informação

Segundo fontes próximas ao assunto, a Itália anda querendo convidar os líderes de diversos países africanos, além deles a Itália também quer que haja a  participação de líderes de países como Argentina, Brasil e Índia na cúpula do G7.  O G7 é formado pelos países:   Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Japão e União Europeia. 

A África do Sul, o Brasil e a Índia poderão participar como  membros de um extenso fórum do G20, segundo a fonte também podem chegar a acontecer outros convites para outros países. A mesma fonte também diz que os chefes do Egito, Tunísia, Argélia e Quênia também deverão  receber convites para participar da cúpula do G7, em conjunto ao representante da União Africana.

Algumas temáticas que possam surgir

A Itália é que tem a decisão sobre a  presidência rotativa do G7 em 2024, segundo a  fala da primeira-ministra Giorgia Meloni, o desenvolvimento da África deverá ser um dos temas centrais na discussão, além também da temática sobre o  enfrentamento dos perigos colocados pela inteligência artificial. 

A primeira-ministra fez com que a África se tornasse uma plataforma central para sua política externa, após ter assumido o comando em 2022, ao lançar um projeto com diversos estados africanos, para impulsionar economicamente e criando um centro de energia para a Europa e assim reduzindo a imigração.

Além disso, a guerra na Ucrânia, também poderá ser outro dos foco das negociações do G7, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky está  esperando por sua participação na cúpula dos líderes, ato que ele também realizou em 2023, no Japão.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile