Nesta quarta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez seu primeiro pronunciamento após desistir de concorrer às eleições do país. O discurso realizado no Salão Oval da Casa Branca englobou o apoio de Biden para a candidatura de sua vice, Kamala Harris, o motivo de ele ter desistido e a defesa da democracia.
“A salvação da democracia”
Biden iniciou seu discurso afirmando que merecia ter um segundo mandato como presidente, mas que decidiu focar no que seria melhor para o país. “Nada pode impedir a salvação da nossa democracia, isso inclui a ambição pessoal”, em seguida, o presidente declarou que estava passando o bastão para a nova geração com o objetivo de unificar os Estados Unidos.
Trecho do pronunciamento de Joe Biden (Foto: reprodução/Instagram/@potus)
O presidente continuou dizendo que sua decisão de desistir da eleição foi como andar entre a linha da esperança e do ódio, destacando que foi a melhor escolha a ser feita. O democrata também afirmou que seu foco agora é terminar o mandato e defender os direitos dos americanos, e que era uma honra servir ao país.
“Eu reverencio este cargo, mas amo mais o meu país. Foi a honra da minha vida servir como seu presidente. Mas a defesa da democracia, que está em jogo, é mais importante que qualquer título. Retiro força e encontro alegria em trabalhar para o povo americano. Mas esta tarefa sagrada de aperfeiçoar a nossa União não é sobre mim. É sobre vocês. Suas famílias. Seus futuros. É sobre nós, o povo”.
Joe Biden
Ademais, Biden também pediu para que o povo americano se una em uma luta para defender o país de pensamentos extremistas. “A causa sagrada deste país, é maior do que qualquer um de nós”. Devemos nos unir para protegê-lo”, completou o democrata.
Próximos passos e apoio a Kamala
Joe Biden prometeu que nos últimos meses de seu mandato fará de tudo para derrotar o extremismo, ódio e violência no país. Além disso, destacou que defende a reforma da Suprema Corte americana e mudanças na economia, o democrata também prometeu que continuará tentando parar as ações de Vladimir Putin na Guerra da Ucrânia e manter a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) unida e forte.
O presidente pontua que continuará na luta para encerrar a guerra no Oriente Médio e as tensões que surgiram na Ásia.
Biden encerrou o discurso mostrando seu apoio à vice-presidente Kamala Harris. O democrata afirmou que Harris tem sido uma grande parceira na liderança do país e que ela é experiente, resistente e capaz de seguir na campanha. “Em apenas alguns meses, o povo americano escolherá o rumo do futuro da América. Eu fiz minha escolha e gostaria de agradecer a nossa grande vice-presidente, Kamala Harris. Agora a escolha cabe a vocês, povo americano.”
Kamala Harris, deve ser oficializada como a candidata do partido até o dia 7 de agosto em uma votação virtual, e sua nomeação ocorrerá na Convenção Democrata que acontece entre os dias 19 a 22 de agosto.