Julgamento dos acusados pela morte do ator Matthew Perry é marcado

Os réus são acusados de conspirar para distribuição de drogas e falsificação de registros médicos

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
4 min de leitura
Foto destaque: os acusados de conexão com a morte do ator Matthew Perry têm julgamento marcado (Reprodução/Chris Polk/FilmMagic/Getty Images embed)

O ator Matthew Perry, famoso por seu papel no seriado Friends, foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles, em outubro do ano passado, resultado de uma overdose de cetamina. O ator lutou contra o vício em medicamentos durante a maior parte de sua carreira e cinco pessoas são investigadas por terem vínculo com a sua morte. Dois dos acusados, o médico Salvador Plasencia e a “rainha da cetamina” Jasveen Sangha, tiveram o julgamento marcado para o dia 4 de março de 2025. Os réus têm uma audiência de pré-julgamento em 19 de fevereiro.

A acusação dos réus

O tribunal irá julgar o Dr. Plasencia e a suposta traficante Jasveen Sangha juntos. No dia 15 de agosto, ambos foram presos sob acusação de falsificação de registros médicos e conspiração para distribuição de drogas. O médico supostamente se abastecia de cetamina e vendia frascos de 12 dólares pelo preço de US$ 2 mil para Perry. “Me pergunto quanto este imbecil vai pagar”, dizia Plasencia sob a situação, segundo os investigadores. Já Sangha, conhecida por vender drogas a clientes de alto perfil e celebridades, é acusada de ter vendido a dose que vitimou o ator. Ambos os acusados se declaram inocentes.


Altas doses de cetamina foram encontradas na autópsia de Perry, droga fornecida pelos réus apesar do estado delicado do ator (Foto: reprodução/Henry Iddon/PYMCA/Avalon/Getty Images embed)


Os outros três envolvidos no caso estão cooperando com a Justiça e fizeram acordos com a promotoria. O médico Dr. Mark Chavez irá admitir que conspirou para distribuir cetamina e foi impedido de exercer a profissão. Kenneth Iwamasa e Erik Fleming, o assistente pessoal de Perry e um conhecido do ator, respectivamente, também estão colaborando com as autoridades e terão suas sentenças decretadas nos meses de outubro e novembro. Plasencia está em liberdade condicional e Sangha segue sob custódia

Se condenados, os acusados podem pegar longas penas. Sangha pode pegar o mínimo de dez anos e Plasencia também teria a mesma pena para a acusação relacionada à cetamina, com o adicional de 20 anos por cada acusação de falsificação de registros médicos.

O vício de Matthew Perry

Mais conhecido por seu papel como Chandler no seriado Friends, o membro piadista do grupo de seis amigos vivendo em Nova York era um dos personagens mais amados do elenco. Matthew Perry também teve papéis de certo destaque em filmes e outros seriados. Apesar de sempre muito espirituoso no set, nos bastidores o ator passava por problemas por conta de seu vício em remédios e álcool.

O ator tomava doses controladas de cetamina, um analgésico que precisa de supervisão médica por conta de seus possíveis efeitos colaterais e risco de abuso. O medicamento cria um estado de transe, proporcionando efeitos de sedação e alívio da dor. O ator fazia uso do medicamento como parte de seu tratamento contra a depressão e a ansiedade. De acordo com a autópsia, a quantidade de cetamina no sangue do ator no momento de sua morte era equivalente à usada para anestesia geral em cirurgias.