Médico revela verdadeira causa da morte de Ayrton Senna

3 min de leitura
Médico revela verdadeira causa da morte de Ayrton Senna
Foto destaque: Ídolo de uma geração, Ayrton Senna é lembrado constantemente mesmo após 30 anos de sua morte (reprodução/Pascal Rondeau/Getty Images Embed)

O médico italiano Alessandro Misley, que socorreu Ayrton Senna no trágico dia do acidente que levou o piloto a morte, desmentiu a teoria de que o impacto da barra de suspensão foi a causa direta do falecimento de Senna.

A verdadeira causa

Alessandro Misley fazia parte da equipe de socorristas do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, e revelou a principal causa da morte de Senna.
“De fato, um pedaço da suspensão entrou pelo no capacete e provocou uma lesão a nível frontal de poucos centímetros, o que, claro, não é inócuo. Mas, com certeza, não foi esse o problema a provocar a morte de Senna. A morte de Senna foi provocada pela fratura da base do crânio, devido ao forte impacto causado pela desaceleração. A lesão da barra de suspensão é secundária e não letal. (Se fosse só ela), Senna estaria vivo” – disse Misley em entrevista à UOL.

O acidente


Imagem do fatal acidente do piloto Ayrton Senna (Foto: reprodução/Alberto Pizzoli/Sygma/Getty Images)


Foi no dia 1° de Maio de 1994, 30 anos atrás que o Brasil parou. Ayrton Senna pilotava um FW16 a 300 quilômetros por hora. Ele colidiu com uma barreira de pneus desacelerando bruscamente. Senna tinha 34 anos e já era uma grande lenda brasileira de fórmula 1, com um tricampeonato no currículo.

“Infelizmente, a situação logo se transformou em dramática, porque Ayrton teve lesões na cabeça, na cervical e na base do crânio. Instantaneamente, ele ficou inconsciente. Os sinais vitais estavam alterados. Todas as condições não indicavam nada de bom. Tinha saído sangue da boca e do nariz, e, infelizmente, havia matéria cerebral (espalhada). Ainda assim, fizemos várias tentativas de aspiração, ventilação e oxigenação”, relembrou Alessandro Misley.

A morte de Ayrton Senna, foi confirmada horas após o acidente, no Hospital Maggiore, em Bolonha, na Itália.

O trágico fim de semana do Grande Prêmio de San Marino

O fim de semana da morte de Ayrton Senna começou com o acidente de Rubens Barrichello durante os treinos de sexta-feira.

No sábado, o piloto Roland Ratzenberger perdeu o controle de seu carro e bateu violentamente contra um muro sofrendo ferimentos fatais na cabeça.

Na mesma corrida de Senna, houve um incidente envolvendo um pneu que se soltou do carro do piloto português, Pedro Lamy. O pneu voou pela pista e atingiu a cabeça de um espectador, causando ferimentos graves que levou a uma operação por traumatismo craniano.

Seguir
Rhayra Hallen é estudante do último período de Jornalismo, apaixonada pelo universo da comunicação e atua atualmente como redatora, assistente de comunicação e social mídia
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile