Nesta terça (28), antes do sol nascer, as polícias militar e civil, ao todo com 2500 agentes, saíram para cumprir 100 mandados de prisão nos complexos do Alemão e da Penha na zona Norte do Rio de Janeiro. Ao todo, nessa operação, morrem 64 pessoas, 4 delas policiais, e 81 foram presas. Foram apreendidos 93 fuzis, 2 pistolas e 9 motos. Essa operação de hoje faz parte da operação Contenção, é uma iniciativa do governo do estado para combater os avanços do Comando Vermelho (CV) por territórios fluminenses.
Tarde de caos no Rio de Janeiro
Por conta da operação ocorrida pela manhã na zona norte, no Complexo do Alemão e Penha. Traficantes de outras regiões do Rio, em uma forma de represália, sequestraram caminhões e ônibus, atravessando-os no meio das avenidas, também utilizaram lixeiras e pneus queimados para criar uma forma de barricada, criando uma tensão e um cenário de guerra no Rio. As principais linhas que foram obstruídas foram a Linha Amarela, no Grajaú-Jacarepaguá, e na Rua Dias da Cruz, no Méier, entre outros locais.
Post mostrando o caos no transporte do Rio de Janeiro (Vídeo: reprodução/Instagram/@portalg1)
O Estado do Rio elevou o estágio operacional da cidade para o nível 2, de uma escala de 5. Esse estágio 2 significa para se manter em casa e tentar não sair às ruas. O caos foi estabelecido no Rio, muitos ônibus pararam de circular por medo da represália dos bandidos. O horário do rush (horário de pico) geralmente ocorre ao final da tarde, umas 18h, porém, hoje foi mais cedo, umas 15h. Por conta de tudo ter fechado mais cedo no Rio, as pessoas encontram muita dificuldade para voltar para suas casas.
Megaoperação no Alemão e Penha
Como dito anteriormente, essa megaoperação começou pela manhã da terça-feira. A operação começou. A Polícia Civil afirmou ainda que, em primeira retaliação, os criminosos lançaram bombas com drones. Outros fugiram para a parte alta da comunidade, na mata. Cenas que lembram muito a ocupação que ocorreu em 2010 do Alemão. Nesta operação, foram 81 pessoas presas, entre eles está Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, um dos chefes do Comando Vermelho da região. Outro capturado é Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um dos altos chefes do CV, Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso.
Vídeo mostrando drones de traficantes atacando os policiais (Vídeo: reprodução/YouTube/UOL)
Para concluir, foram mortas 64 pessoas, 4 delas policiais, o recém-promovido Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, a chefe de investigação da 53ª DP (Mesquita), Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna), Cleiton Searafim Gonçalves, e Herbert, policiais do Bope. Os outros mortos são 60 suspeitos. Dois eram da Bahia, e o outro, do Espírito Santo. Três inocentes foram feridos e estão no hospital, e um policial também foi baleado. Além disso, na operação, 93 fuzis foram apreendidos. A operação segue ainda no Complexo do Alemão e Penha e a Polícia tenta retirar as barricas que tem por toda a região do Rio.
