Novo boletim médico diz que Lula está “lúcido, conversando e passou a noite bem”

O presidente permanece usando o dreno enquanto aguarda novos exames

2 min de leitura
Foto destaque: Hospital divulga novo boletim médico de Lula (reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um novo boletim médico foi divulgado na tarde desta quarta-feira (11) pelo hospital Sírio-Libanês e informou melhora no quadro clínico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O boletim diz que Lula está “lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem” e evolui sem intercorrências no pós-operatório.

O presidente foi internado às pressas na madrugada da última terça-feira (10). Confira o boletim divulgado pelo hospital:


Boletim médico de Lula (Foto: reprodução/Agência GOV)

Segundo a equipe médica, Lula permanece internado sob cuidados intensivos e utilizando o dreno enquanto aguarda a realização de novos exames de rotina.

A cirurgia

Após sentir incômodos na cabeça, o presidente foi internado rapidamente e precisou passar por uma cirurgia de Trepanação que consiste em uma pequena perfuração no crânio, por onde são introduzidos, no caso do presidente Lula, um único dreno. A cirurgia realizada em Lula é tida como “relativamente comum” no ramo da neurocirurgia.

O presidente da República foi internado às pressas nesta terça-feira (10) para realizar o procedimento a fim de drenar um sangramento no cérebro decorrente de um acidente doméstico sofrido por ele em outubro deste ano, após bater a cabeça em uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada. Na ocasião, Lula deu entrada no hospital e foi submetido a vários exames que constataram melhora em seu quadro clínico. O presidente recebeu alta e autorização para voltar a viajar.

Segundo os médicos, esse tipo de sangramento tardio é comum em casos de contusões cerebrais.

Em uma entrevista coletiva, o médico Roberto Kalil, que acompanha o caso de Lula, disse que ele não sofreu nenhuma lesão e não corre nenhum risco cerebral. A expectativa é de que o presidente deixe a UTI em até três dias e volte para Brasília somente na próxima semana. Por ordem médica, Lula está proibido de receber visitas de trabalho no hospital até ficar plenamente recuperado.

Graduanda em Comunicação Social (Jornalismo) Compartilhando histórias e informação através da escrita
Sair da versão mobile