Novo recurso da Uber permite que motoristas bloqueiem passageiros

Objetivo da plataforma é melhorar a segurança e experiência dos motoristas

Flavia Sanches
2 min de leitura
Foto ilustrativa do aplicativo da Uber
Foto destaque: foto ilustrativa do aplicativo da Uber (Reprodução/Oleksandr Lutsenko/Shutterstock)

Nesta quarta-feira (19), a Uber anunciou uma ferramenta que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados. A nova função, implementada para melhorar a experiência e segurança dos condutores associados à plataforma, possibilita que os profissionais evitem situações desconfortáveis com determinados usuários.

Bloqueio de passageiros

Para que um passageiro seja bloqueado, o motorista responsável pela viagem deve avaliá-lo com uma estrela. Em casos como esse, o cliente será automaticamente bloqueado, impedindo que o motorista receba futuras chamadas desse usuário.

Ao dar duas ou três estrelas, o motorista também terá a opção de bloquear o passageiro. Não é possível bloquear usuários que receberam avaliações de quatro ou cinco estrelas.

Além disso, é válido ressaltar que clientes avaliados com uma estrela não ficarão impossibilitados de usar o aplicativo, visto que o bloqueio impede apenas que o usuário faça novas viagens com o profissional que atribuiu a nota mais baixa.


Passageiro que receber apenas uma estrela será automaticamente bloqueado
Passageiro que receber apenas uma estrela será automaticamente bloqueado (Foto: reprodução/G1/Uber)

Benefício para os motoristas

Segundo o motorista Leandro Silva, a nova funcionalidade é um benefício para os condutores, já que eles não precisarão mais transportar passageiros com quem tiveram experiências negativas.

O gerente de operações de segurança da Uber, Marcelo Brasileiro, a medida será positiva não somente para os motoristas, mas também para os passageiros: “O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, afirmou.

A empresa também revelou que o mecanismo será liberada gradualmente para todos os condutores do aplicativo.

Antes da atualização, já havia o bloqueio entre motoristas e clientes quando uma das partes atribuía uma avaliação negativa. Agora, o motorista receberá uma notificação no momento em que for dar a nota.

Sair da versão mobile