A passagem da tempestade Claudia pela Europa já causou três mortes em Portugal e provocou fortes inundações no Reino Unido, que acumula mais de 40 alertas para enchentes. Diversas localidades da Inglaterra e do País de Gales ficaram alagadas. Em Portugal, o mau tempo atinge o país há vários dias.
Na quinta-feira (13), equipes de resgate encontraram os corpos de um casal de idosos dentro da casa onde viviam, em Fernão Ferro, do outro lado do rio Tejo em relação a Lisboa. Eles teriam sido surpreendidos pela água durante a noite, enquanto dormiam, e não conseguiram deixar o imóvel a tempo.
Tornado
Já neste sábado (15), um tornado atingiu a região de Albufeira, no Algarve, de acordo com os serviços de emergência. Um vídeo feito à distância e compartilhado na internet mostra o fenômeno destruindo e danificando barracas em uma área de acampamento. No local, uma turista britânica de 85 anos morreu.
Perto dali, em um hotel, pelo menos 28 pessoas ficaram feridas, informou o comandante regional de proteção civil, Vítor Vaz Pinto. Duas dessas vítimas foram encaminhadas ao hospital com ferimentos graves.
Tempestade Claudia
Em nota divulgada neste sábado (15), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou solidariedade à família da vítima que morreu em Albufeira e desejou pronta recuperação aos feridos.
Bombeiros caminham pela água na Monnow Street (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Matthew Horwood)
A tempestade Cláudia é uma área de baixa pressão no Atlântico, ligada a uma massa de ar frio em níveis mais altos da atmosfera, o que aumenta a instabilidade. Esse tipo de sistema forma faixas de nuvens muito espessas, capazes de provocar chuva prolongada, ventos intensos e mar bastante agitado.
A tempestade também afeta partes da Espanha e atingiu áreas do Reino Unido e da Irlanda neste sábado. Para domingo (16), a previsão ainda indica chuva e ventos intensos. O serviço meteorológico português, IPMA, colocou todo o Algarve e os distritos de Beja e Setúbal em alerta âmbar, o segundo nível mais elevado de aviso.
