Presidente Joe Biden realiza exame médico anual no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
3 min de leitura
Presidente Biden anuncia que vai passar check-up anualmente (Fotografia: Reprodução/Enfoque Notícias)

O presidente americano, Joe Biden, anunciou que visitará o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed nesta quarta-feira (28) para realizar seu exame médico anual de rotina. Aos 81 anos, o democrata já é o presidente mais velho da História dos Estados Unidos, mas sua disposição para disputar um eventual segundo mandato continua sendo tema de discussão entre eleitores e analistas políticos. Se eleito, deixará o cargo aos 86 anos, o que intensifica o debate sobre sua saúde e capacidade de liderança.

Após exame físico mais recente, realizado em fevereiro de 2023, os médicos afirmaram que Biden estava “saudável, enérgico e plenamente capaz” de desempenhar suas responsabilidades na Casa Branca. No entanto, preocupações sobre sua idade têm sido levantadas por eleitores e analistas, especialmente diante de lapsos de memória, tosses frequentes e seu caminhar lento. Esses sinais levantam questões sobre sua capacidade de manter um nível ótimo de desempenho e liderança em um segundo mandato, se reeleito.

Respostas e zombarias

Na terça-feira, Biden se defendeu novamente contra alegações de que está “velho demais” para concorrer a outro mandato, usando até mesmo o humor. Em entrevista ao programa “Late Night With Seth Meyers”, o presidente brincou sobre sua idade e zombou do ex-presidente Donald Trump, seu possível concorrente, por questões semelhantes. Esta abordagem, embora leve e humorada, evidencia a sensibilidade do tema e a necessidade de resposta por parte do presidente diante das críticas.

A Casa Branca informou que divulgará publicamente um resumo por escrito do exame físico anual do presidente ainda nesta quarta-feira. O exame deste ano ocorre em meio à preparação para uma possível revanche entre Biden e Trump na eleição presidencial de 5 de novembro. O resultado do exame e sua divulgação pública podem influenciar a percepção do eleitorado sobre a saúde e a capacidade de liderança do presidente, especialmente em um cenário político tão polarizado.

Disputa política e questões de saúde


Presidente Biden é o chefe de Estado mais velho dos EUA (Fotografia: Reprodução/R7.com)

Enquanto os dois candidatos se preparam para a corrida eleitoral, acusações de declínio mental são lançadas de ambos os lados. Questões sobre a idade e a capacidade de liderança são levantadas não apenas pelos candidatos, mas também por figuras políticas e eleitores. A incerteza sobre a saúde e a capacidade de Biden para um eventual segundo mandato pode ser explorada por seus oponentes como uma fraqueza política, enquanto seus apoiadores destacam sua experiência e habilidades de liderança como ativos fundamentais para a nação.

No exame físico do ano passado, os médicos declararam Biden saudável e “apto para o trabalho“, após a remoção de uma lesão em seu peito. Além disso, foi declarado livre de sintomas de Covid-19 prolongada, após ter contraído o vírus em 2022.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile