Programa Celular Seguro passa por atualizações

Raniel Macêdo Por Raniel Macêdo
4 min de leitura
O programa governamental tornou mais simples o cadastro de dispositivos (Foto: reprodução/Freepik)

Lançado em dezembro de 2023, o programa Celular Seguro, serviço com o intuito de diminuir e prestar apoio em casos de roubos e furtos de dispositivos celulares, passou por uma recente atualização, divulgada no dia nove de abril. 

Novidades 

Com a funcionalidade de acionar rapidamente a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), operadoras e bancos, no intuito de barrar os acesso dos criminosos ao dispositivo, agora, o programa possui mais facilidade no cadastrando, pensado justamente para unir a eficiência a agilidade, uma vez que agora só é necessário adicionar dados básicos para que o cadastro seja efetuado.

Anteriormente, era necessário preencher o IMEI, sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity, em português é equivalente a Identificação Internacional de Equipamento Móvel, que é uma espécie de número de identificação pessoal e único de cada dispositivo, dado desconhecido para muitos e até mesmo de difícil acesso para alguns usuários, o que tornava o bloqueio do dispositivo algo mais demorado e em alguns casos impossível. Também foi retirado o campo de preenchimento do modelo do aparelho.

Agora, a vítima só precisará preencher três campos indispensáveis: o número de telefone, nome da operadora e a marca do dispositivo, tornando a ação mais simples e de fácil aplicação.

A função de emitir alertas também foi atualizada, permitindo a emissão de ocorrências dos últimos 15 dias.

Outras modalidades de alertas foram adicionadas ao programa, permitindo bloqueio de aparelho/linha, bloqueios e de outras instituições parceiras e também as duas opções acima. 

Trazendo à tona uma repercussão gerada na época de lançamento do programa, onde usuários, em tentativa de teste, acabavam por emitir alertas acidentais, gerando inconveniências, agora o aplicativo irá exibir uma mensagem de confirmação do envio da alerta antes dela ser propriamente emitida, evitando acionamentos a título de curiosidade.

O programa 

Criado com o intuito de prevenir o uso indevido de dispositivos celulares roubados, o aplicativo Celular Seguro foi projetado pelo Ministério da Justiça em junção com a Anatel e a Febraban. O aplicativo foi oficialmente lançado em 19 de dezembro de 2023 e funciona como uma forma mais rápida de notificar instituições pessoais (operadoras e bancos) do usuário sobre o furto ou roubo do dispositivo, que é bloqueado em tempo limite estipulado por cada instituição, bancos, por exemplo, podem levar até 30 minutos, já operadoras até 6 horas para efetuar o bloqueio. 



O download do aplicativo pode ser efetuado gratuitamente na loja de aplicativos do seu sistema operacional: Google Play Store para dispositivos Android, e App Store para IOS, popularmente conhecidos como Iphones. O acesso também é possível através de um navegador padrão somente buscando pelo nome do programa.

Seguir
Formado em Design Gráfico, mas com o coração sempre voltado para a escrita, busco me aventurar cada vez mais na área que tanto admiro. Encontrei na oportunidade como redator um caminho para crescer e me desenvolver profissionalmente, desbravando uma área vasta e, muitas vezes, subestimada. Posso não ter muito a dizer, mas tenho um universo inteiro para escrever.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile