Protestantes pró Palestina manifestam durante comício de Joe Biden

Carolina Piccolo Por Carolina Piccolo
3 min de leitura
Joe Biden (reprodução/ REUTERS/Evelyn Hockstein/cnn)

Nesta terça-feira (23) protestantes pró Palestina fizeram uma manifestação durante comício realizado pelo Presidente Joe Biden em Manassas, Virgínia. Durante o debate sobre o aborto, manifestantes o acusaram de ser genocídio. Também houveram falas de ordem pedindo o cessar fogo e comentários em relação aos direitos femininos em Gaza. 


Joe Biden em um pronunciamento (Foto: reprodução/ AFP/ brasildefato) 


Sobre a guerra entre Israel e Gaza 

Há mais de 70 anos acontece a guerra entre Israel e a Palestina, causando a morte de milhares de pessoas nos dois territórios. Em 1947 a ONU decidiu criar dois estados: um judeu e outro árabe. Os judeus ficaram responsáveis por Israel enquanto os palestinos ficaram com Gaza e Cisjordânia.

Os árabes decidiram não aceitar a decisão por conta dos poucos recursos que teriam, em 1948 ocorreu a Guerra árabe- Israelense devido a revolta dos árabes. Foram realizadas diversas tentativas de paz entre os territórios, mas nenhuma foi bem sucedida.

Sobre a  união entre os Estados Unidos e Israel 

Os Estados Unidos têm uma longa relação de amizade com Israel desde o fim da segunda guerra mundial, o apoiando financeiramente, e o reconhecendo como país. Algumas potências como  a União Europeia  e os EUA consideram o Grupo radical Hamas como terrorista.

Atividades recentes dos Estados Unidos na Guerra entre Israel e Gaza

No dia 11 de Janeiro os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram ataques ao grupo Houthis no Iêmen. Rússia, China e Irã confrontaram os EUA sobre o assunto. A Rússia pediu uma reunião urgente para falar sobre o ocorrido e comentou que o país distorceu as resoluções do conselho de segurança (ONU). A China mostrou  preocupação com a tensão recente no Oriente Médio, devido a ataques no mar vermelho. O Irã condenou o acontecimento, devido ao país ser vizinho mais próximo do alvo do bombardeio.

Nesta terça-feira, os Estados Unidos direcionaram um bombardeio contra grupos pró iranianos no Iraque. Ataque levou a morte de duas pessoas. Acontecimento foi resposta ao ataque contra soldado americano no país. Acidente ocorreu nas brigadas de Hezbollah em Hashd al Shaabi, na região de Jurf al Sakhr, a 60 quilômetros de Bagdá.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile