Pesquisa aponta que Lula ganha em todos os cenários de 2026
Pesquisa Quaest mostra que Lula lidera contra todos os concorrentes, no 1° e no 2° turno; vantagem de Lula cresceu em relação a Tarcísio de Freitas
Nesta quinta-feira (09), a Pesquisa Quaest divulgou um novo resultado de pesquisa eleitoral. A consulta, encomendada pela Genial Investimentos, mostrou que o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera em todos os cenários possíveis, em primeiro e em segundo turno. A pesquisa se manteve estável, e Lula se mantém como o principal candidato na corrida presidencial. O maior crescimento do presidente Lula foi em relação à possível candidatura do atual governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A Pesquisa Quaest tem dois pontos como margem de erro, para mais ou para menos.
Os possíveis cenários para o 1°turno de 2026
A eleição presidencial de 2026 possui diversos cenários. As opções que apareceram na pesquisa são:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Jair Bolsonaro (PL) – inelegível
- Ratinho Júnior (PSD)
- Ciro Gomes (PDT)
- Romeu Zema (Novo)
- Ronaldo Caiado (União Brasil)
- Michelle Bolsonaro (PL)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Eduardo Bolsonaro (PL)
Para a parte da pesquisa relacionada ao primeiro turno, oito cenários foram traçados. Todos envolviam o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Alguns cenários mostravam como o resultado seria se Lula tivesse somente uma principal pessoa candidata como concorrente, enquanto outros mostravam uma combinação de principais candidatos. Os cenários simulados foram: Lula X Bolsonaro; Lula X Michelle Bolsonaro; Lula X Tarcísio de Freitas; Lula X Eduardo Bolsonaro; Lula X Tarcísio de Freitas X Eduardo Bolsonaro; Lula X Eduardo Bolsonaro X Ratinho Júnior; Lula X Eduardo Bolsonaro X Romeu Zema; e por fim, Lula X Eduardo Bolsonaro X Ronaldo Caiado.
Os possíveis cenários para o 2° turno de 2026
A pesquisa eleitoral Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, também trouxe 9 cenários para o segundo turno: todos possuem Lula como candidato. Os cenários avaliados foram: Lula X Ciro Gomes; Lula X Jair Bolsonaro; Lula X Tarcísio de Freitas; Lula X Michelle Bolsonaro; Lula X Ratinho Júnior; Lula X Romeu Zema; Lula X Ronaldo Caiado; Lula X Eduardo Bolsonaro; e, por último, Lula X Eduardo Leite. Segundo a pesquisa, o atual presidente do Brasil ganharia em todos os cenários.
Ver essa foto no Instagram
Natuza Nery comenta pesquisa da Quaest (Vídeo: Reprodução/Instagram/@portalg1)
A maior mudança entre a pesquisa feita em setembro e a pesquisa feita agora, em outubro, foi a diferença entre Lula e Tarcísio de Freitas no 2º turno. Em setembro, Lula acumulava 43% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tinha 35%: oito pontos de diferença entre os dois. A pesquisa de outubro mostrou que Lula possui 45% das intenções de voto, enquanto Tarcísio recebeu 33%: agora, são 12 pontos que separam os dois possíveis candidatos. A Pesquisa Quaest ouviu 2004 eleitores, e aconteceu entre os dias 2 a 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos, para mais e para menos.
