Avião de carga de grande porte cai nos Estados Unidos e causa nove mortes

Um avião de carga de grande porte caiu nesta terça-feira (4) em Louisville, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Segundo informações divulgadas pelo governador Andy Beshear, nove pessoas morreram e dez estavam feridas. O avião, que realizava um voo de carga, saía da cidade norte-americana em direção a Honolulu, no Havaí.

Equipes de emergência foram acionadas para conter as chamas e realizar resgates na área onde o avião caiu. De acordo com Beshear, os trabalhos se estenderam durante toda a noite e ainda continuavam na manhã desta quinta-feira (5).

O que se sabe sobre o avião

A aeronave envolvida no acidente era um modelo McDonnell Douglas MD-11 e pertencia a UPS, uma das maiores empresas do setor logístico do mundo. Produzido a 34 anos, o MD-11 é um avião de transporte de grande porte e inclusive já realizou voos no Brasil.

De acordo com imagens que circulam nas redes, o avião chegou a subir levemente do solo no aeroporto Muhammad Ali, mas logo em seguida caiu e explodiu. Segundo a Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA) o destino do voo era Honolulu, no Havaí.

A quilômetros de distância da cidade era possível visualizar uma coluna de fumaça, provocada pelo incidente. Ao cair, o avião causou um incêndio, devido ao combustível a bordo, que atingiu vários prédios de uma área industrial.


Momento em que avião cai no estado de Kentucky (Vídeo: reprodução/YouTube/@CNNbrasil)


Vítimas e consequências

Segundo o governador do Kentucky, o número de mortes subiu para 9 nesta manhã e ainda pode aumentar. O número de feridos está na marca de 10, de acordo com ele. O hospital UofL Health, para onde os feridos foram encaminhados, informou que durante a manhã que eles ainda estavam hospitalizados, e dois estavam em estado crítico, causado por queimaduras.

As decolagens de terça à noite haviam sido canceladas no aeroporto Muhammad Ali. Pouco antes das 10h de hoje (pelo horário de Brasília) a pista foi aberta novamente para pousos e decolagens, de acordo com a administração do aeroporto e o prefeito de Louisville, Craig Greenberg. Entretanto, as autoridades da cidade pediram que os moradores evitem passar por um raio de 7,5 km do aeroporto.