INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Receita Federal antecipa programa de IR: escolha entre a declaração completa ou a simplificada

Descrição: Confira o guia completo do Imposto de Renda 2024 com informações sobre os prazos, novidades e dicas para garantir o envio cor

Imposto de Renda 2024
Foto destaque: Receita Federal disponibiliza a declaração completa e a simplificada (reprodução/R7 Notícias)

A Receita Federal libera nesta terça-feira (12) o programa de declaração do Imposto de Renda 2024. O prazo para o envio da declaração começa na sexta-feira (15) e se encerra no dia 31 de maio. Quem não fizer sua declaração dentro do prazo será obrigado a enviar seus dados para o fisco e terá de pagar multa.

No site da Receita Federal estará disponível o Programa Gerador do Imposto de Renda (PGD) para download com a declaração simplificada ou a completa, e os contribuintes poderão escolher qual se encaixa melhor em seu perfil.


Receita Federal disponibiliza antecipadamente o programa para declaração de Imposto de Renda 2024 (Foto: reprodução/R7 Notícias)

Declaração completa ou simplificada: qual a ideal

Escolher corretamente entre a declaração completa ou a simplificada pode significar pagar menos imposto, ou maximizar a restituição.

A principal diferença entre a declaração completa e a simplificada é que na primeira é possível deduzir todas as despesas que o declarante teve no ano passado, enquanto na simplificada esse valor é limitado a 20% dos rendimentos tributáveis ou R$ 16.754,34. 

O advogado tributarista David Nigri explica para o portal O Globo que o contribuinte deve avaliar as despesas dedutíveis que teve no ano passado para tomar a melhor decisão.

Caso os custos tenham sido baixos, ele sugere a simplificada, já que a alíquota de 20% é deduzida automaticamente. Mas, se o cidadão possuir muitas despesas dedutíveis, e que superem o limite de 20% dos rendimentos totais ou sejam superiores ao limite de R$ 16.754,34, Nigri recomenda a opção completa. 

Em ambos os casos os gastos e rendimentos deverão ser apresentados de maneira detalhada, mas apenas na declaração completa será restituído o valor exato.

Quais são as despesas dedutíveis

Despesas dedutíveis são aquelas que ajudam a diminuir o valor do Imposto de Renda que você precisa pagar. 

Se você teve no ano passado gastos com saúde, educação, pensão alimentícia ou aposentadoria privada, ou oficial, vale a pena se informar para incluir cada um deles na declaração. 

Isso poderá reduzir o montante pago de Imposto de Renda, ou ainda, aumentar sua restituição, que neste ano, começará a ser paga em 31 de maio.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − onze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...