A Receita Federal libera nesta terça-feira (12) o programa de declaração do Imposto de Renda 2024. O prazo para o envio da declaração começa na sexta-feira (15) e se encerra no dia 31 de maio. Quem não fizer sua declaração dentro do prazo será obrigado a enviar seus dados para o fisco e terá de pagar multa.
No site da Receita Federal estará disponível o Programa Gerador do Imposto de Renda (PGD) para download com a declaração simplificada ou a completa, e os contribuintes poderão escolher qual se encaixa melhor em seu perfil.
Declaração completa ou simplificada: qual a ideal
Escolher corretamente entre a declaração completa ou a simplificada pode significar pagar menos imposto, ou maximizar a restituição.
A principal diferença entre a declaração completa e a simplificada é que na primeira é possível deduzir todas as despesas que o declarante teve no ano passado, enquanto na simplificada esse valor é limitado a 20% dos rendimentos tributáveis ou R$ 16.754,34.
O advogado tributarista David Nigri explica para o portal O Globo que o contribuinte deve avaliar as despesas dedutíveis que teve no ano passado para tomar a melhor decisão.
Caso os custos tenham sido baixos, ele sugere a simplificada, já que a alíquota de 20% é deduzida automaticamente. Mas, se o cidadão possuir muitas despesas dedutíveis, e que superem o limite de 20% dos rendimentos totais ou sejam superiores ao limite de R$ 16.754,34, Nigri recomenda a opção completa.
Em ambos os casos os gastos e rendimentos deverão ser apresentados de maneira detalhada, mas apenas na declaração completa será restituído o valor exato.
Quais são as despesas dedutíveis
Despesas dedutíveis são aquelas que ajudam a diminuir o valor do Imposto de Renda que você precisa pagar.
Se você teve no ano passado gastos com saúde, educação, pensão alimentícia ou aposentadoria privada, ou oficial, vale a pena se informar para incluir cada um deles na declaração.
Isso poderá reduzir o montante pago de Imposto de Renda, ou ainda, aumentar sua restituição, que neste ano, começará a ser paga em 31 de maio.