São Paulo e Minas Gerais sofrem com baixas temperaturas neste feriado

Rayssa Souza Por Rayssa Souza
4 min de leitura
Foto destaque: São Paulo e Minas Gerais podem sofrer com geadas neste feriado (Reprodução/DircinhaSW/Getty Images embed)

Nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, a região Sudeste vai enfrentar temperaturas mais baixas com possibilidade de geadas. Os principais estados atingidos são Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, devido ao ar frio no Monte Verde, Maria da Fé, Campos do Jordão e Serra da Mantiqueira.

Geadas

Nesta quinta-feira (30), uma forte frente fria, que se expandiu ao longo da semana, gerou uma previsão de geadas nas áreas de serra da Região Sul, Minas Gerais e São Paulo. A capital paulista tem a possibilidade de ter uma madrugada fria, em torno de 10°C, enquanto nas regiões distantes do centro, como Zona Sul, os termômetros devem registrar um número ainda menor de temperatura.

Mesmo com a possibilidade de geadas, essas regiões ainda contarão com um tempo firme; há apenas previsão de chuva fraca no leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e alguns locais no Espírito Santo. Além disso, segundo o Climatempo, essa massa de ar frio continua seguindo em direção à Bahia, o que aumenta as chances de chuva no litoral sul do estado, causando riscos de temporais na costa leste nordestina.


Região Sudeste podem sofrer com geadas no feriado (Foto: reprodução/Margarethe Wichert/Getty Images embed)


Temperaturas nas regiões do Brasil

Neste feriado, em Belo Horizonte, pode haver uma chuva rápida e existe um alerta para pancadas de chuvas no norte do Espírito Santo. Outras áreas da região Sudeste ficarão com tempo firme.

A região Sul do país vai sofrer com as baixas temperaturas, já que a alta pressão impediu a formação de nuvens de chuva nos três estados. Há a possibilidade de geada e termômetros abaixo dos 4°C no sul do Paraná e áreas centrais de Santa Catarina. Já Curitiba e Porto Alegre não possuem previsão de chuva em área alguma, mas há a chance de nevoeiro.

Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem enfrentar uma manhã fria que melhora ao longo da tarde, quando começar a esquentar o clima e a temperatura fica mais agradável. De Brasília até o centro-norte de Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme e seco e com baixa umidade do ar.

Maranhão, Piauí e Ceará possuem risco de temporal, uma vez que apesar do sol aparecer entre nuvens, a chuva pode vir a qualquer momento. De Natal até Salvador, há o alerta de grandes acumulados de chuva, mesmo com abertura de sol.

Já na região Norte, a zona de convergência intertropical se formou, gerando um ar quente e úmido, o que estimula a formação de nuvens de chuva na costa da região. Há a possibilidade de temporais e chuvas mais concentradas no Amazonas, Amapá e norte do Pará. Em Tocantins, Acre e Rondônia, o tempo fica firme e mais seco.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile