Taiwan registra segundo terremoto do mês de abril

Alice Accioly Por Alice Accioly
2 min de leitura
Foto destaque: edifício tombado após terremoto de 3 de abril (reprodução/ Shufu Liu)

A ilha de Taiwan sofreu, nesta segunda-feira (22), um terremoto de magnitude 5,5 em Huelien, na parte leste do país. O tremor foi o segundo do mês de abril, que marcou 7,4 na escala Richter (mecanismo que mede a intensidade de terremotos). O país não relatou nenhum ferido nem vítima.

O terremoto

O fenômeno natural ocorreu às 17h08 pelo fuso horário de Taiwan e 6h08 pelo horário de Brasília, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Cerca de 80 terremotos atingiram o país entre a noite desta segunda-feira e as primeiras horas de terça-feira (vale ressaltar que Taiwan tem um fuso horário de +13h em comparação com o Brasil).

De acordo com jornalistas da AFP, os tremores mais fortes ocorreram por volta das 22h (horário local). O corpo de bombeiros afirmou a imprensa que a situação está sendo monitorada. “Continuaremos monitorando a situação e informando em tempo hábil”, disse.

É comum a ocorrência de terremotos no país devido a localização da ilha no Oceano Pacífico. Taiwan está próximo da junção de duas placas tectônicas e, por causa do movimento natural dessas placas, o país tem mais propensão a sofrer com esse tipo de fenômeno natural.

Terremoto de 3 de abril


Destruição feita pelo terremoto do dia 3 de abril, na cidade de Taipei (foto: reprodução/ An Rong Xu/ Bloomberg/ Getty Images Embed)


Ainda neste ano, Taiwan sofreu o segundo pior terremoto da história da ilha no dia 3 de abril. O tremor marcou 7,3 na escala Richter e devastou muitas regiões do país. Além de danificar edifícios, o terremoto matou 17 pessoas e feriu cerca de 1.100 habitantes.

O abalo aconteceu no mar, cerca de 34,8 quilômetros de distância da superfície. O epicentro foi em Hualien, local que ficou mais devastado pelo tremor. A cidade sofreu com tombamento de prédios e ficou sem energia.

O terremoto mais danoso da história de Taiwan ocorreu em setembro de 1999 e matou 2.400 pessoas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile