Terremoto de magnitude 7,4 atinge capital de Vanuatu

Mais de 50 pessoas ficaram feridas com o fenômeno

Por Rafaela Gama
2 min de leitura
Foto destaque: Terremoto atinge capital de Vanuatu (Reprodução/X/@lajornadaonline)

Nesta terça-feira (17), um terremoto de magnitude 7,4 atingiu Vanuatu, país situado na Oceania, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto atingiu com mais força a área que fica a 30 quilômetros da costa de Efate, principal ilha de Vanuatu, e ocorreu a uma profundidade de 57 km. 

A capital, Port Vila, sofreu grande destruição devido ao abalo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), há registro de pelo menos 6 vítimas fatais. Dois dos maiores reservatórios de água da cidade e um hospital ficaram destruídos.

Em imagens divulgadas, é possível perceber o estrago que destroçou prédios da capital. Alguns desses edifícios acomodavam embaixadas estrangeiras como dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Foi informado pelo hospital da cidade que mais de 50 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

O primeiro-ministro de Vanuatu, Charlot Salwai, decretou estado de emergência e toque de recolher por sete dias. O país agora busca ajuda internacional para auxiliar no resgate de mais pessoas.


Terremoto em Port Vila
Embaixada dos Estados Unidos destruída (reprodução/X/@lajornadaonline)

Taiwan

Em abril deste ano, Taiwan também registrou um terremoto de magnitude 7,4, considerado até então um dos mais fortes de 2024. O terremoto mais forte dos últimos 25 anos, ocorridos em Taiwan, aconteceu de maneira mais intensa na cidade de Hualien, que teve diversos prédios tombados.

Mais de 80 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, sendo registrados ao menos 10 mortos e 800 pessoas feridas.

Vanuatu

Vanuatu é um país insular localizado no Oceano Pacífico, constituído por 83 ilhas. A economia do local é baseada em turismo e agricultura de subsistência.

Terremotos são comuns no país, uma vez que, Vanuatu está situado em uma zona de convergência de placas tectônicas. O país também está sujeito a outros desastres naturais como enchentes, tsunamis e tempestades.

Tanto em 2022, como em 2023, terremotos de alta magnitude foram registrados no local.

Sair da versão mobile