Terremotos pegam de surpresa cidades no Afeganistão, Paquistão e Índia

terremotos-pegam-de-surpresa-cidades-no-afeganistao-paquistao-e-india

16 abr, 2025
Foto destaque: Mapa do Serviço Geológico dos Estados Unidos localiza epicentro (Reprodução/USGS/g1)
Foto destaque: Mapa do Serviço Geológico dos Estados Unidos localiza epicentro (Reprodução/USGS/g1)
Mapa do Afeganistão aponta com uma estrela o local do epicentro de um terremoto

Segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC), um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a a região de Hindu Kush, no Afeganistão, no início da manhã desta quarta-feira (16), no horário local.

A princípio, o EMSC havia medido a magnitude do tremor em 6,4 na Escala Richter, mas posteriormente revisou a medição. 

Outras regiões afetadas

Além do Afeganistão, o terremoto foi sentido ao longo da manhã em Islamabade, partes ao norte do Paquistão e ao norte da Índia, incluindo Déli, com magnitude de 5,9, de acordo com o Departamento Meteorológico do Paquistão (PMD). 


Os tremores foram sentidos em regiões do Afeganistão e da Índia (Reprodução/X/@Shubash_LiveS)

De acordo com dados coletados pelo EMSC, o tremor aconteceu a uma profundidade de 121 km e o epicentro foi a 164 km a leste de Baghlan, ao norte do Afeganistão, com uma população de aproximadamente 108 mil habitantes. 

Segundo a The Indian Express, o terremoto seguiu uma série de tremores nos últimos dias, no Centro-Sul da Ásia, que causam preocupação por causa de movimentos tectônicos na região, incluindo um terremoto de magnitude 5,6 no sul das Filipinas, também nesta quarta-feira (16), sem relatos imediatos de danos e vítimas fatais.

Uma série recente de três tremores aconteceu no Tajiquistão em um período de dois dias. No último domingo (13), a região há havia sofrido dois terremotos, o primeiro com 6,1 de magnitude e o segundo, com 3,9. Os tremores de domingo ocorreram a 10 km de profundidade. 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor nas Filipinas ocorreu próximo à costa da ilha Mindanao, a uma profundidade de 30 km. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia identificou que o epicentro ficou a aproximadamente 43 km a sudoeste de Maitum, que é uma região remota, montanhosa e pouco povoada. 

No Paquistão, a área mais afetada foi a região montanhosa de Hanai. A ausência de estradas pavimentadas e o corte de energia dificultam os resgates. 

Impacto no Afeganistão

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA), o Afeganistão continua altamente suscetível a desastres naturais, que incluem enchentes sazonais, deslizamentos de terra e terremotos.

Esses terremotos frequentes causam prejuízo às comunidades mais vulneráveis, que já estão lidando com décadas de conflito e subdesenvolvimento e há pouca resiliência para lidar com os múltiplos choques simultâneos. O país tem uma história de terremotos potentes, e a cadeia montanhosa de Hindu Kush é uma área geologicamente ativa onde os tremores acontecem todo ano, segundo a Cruz Vermelha. 

O Afeganistão está assentado sobre inúmeras falhas geológicas entre as placas tectônicas Eurasiana e da Ìndia, com uma falha que também percorre todo o trecho ao longo de Herat, a terceira cidade mais populosa do país. 


Agência de notícias WION divulga as primeiras informações do terremoto (Reprodução/YouTube/WION)

De acordo com a agência de notícias WION, há registro de, pelo menos, 20 mortos e mais de 200 feridos até o momento, considerando os primeiros registros oficiais no Afeganistão e Paquistão. Uma mulher e seis crianças encontram-se entre as vítimas fatais. 

Não há registros de fatalidades na Índia até o momento. 

Mais notícias