Trump sugere acordo entre Irã e Israel para paz e estabilidade

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou neste domingo (15) sobre o conflito entre Irã e Israel, visando um acordo entre as partes. No entanto, a negociação para o fim dos ataques ainda não tem um prazo determinado para acontecer. “Acho que está na hora de um acordo, vamos ver o que acontece. Às vezes, […]

16 jun, 2025
Foto destaque: Donald Trump (reprodução/Chip Somodevilla/Getting Imagens Embed)
Foto destaque: Donald Trump (reprodução/Chip Somodevilla/Getting Imagens Embed)
Trump sugere acordo entre Irã e Israel para paz e estabilidade!

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou neste domingo (15) sobre o conflito entre Irã e Israel, visando um acordo entre as partes. No entanto, a negociação para o fim dos ataques ainda não tem um prazo determinado para acontecer.

“Acho que está na hora de um acordo, vamos ver o que acontece. Às vezes, eles [Irã e Israel] têm que lutar, mas vamos ver o que acontece”, falou o presidente norte-americano.

Trump disse ainda que não responderia se pediu ao governo de Benjamin Netanyahu que suspendesse os ataques, mas afirmou que os EUA apoiam a defesa do aliado. O presidente americano fez o comentário enquanto se deslocava da Casa Branca com destino ao Canadá, onde participaria da cúpula do G7.


Presidente Donald Trump pede acordo militar (Vídeo: reprodução/Youtube/JPN)

Antes, Donald Trump tinha dito que os EUA poderiam se envolver no conflito, mas, por enquanto, não. O presidente americano respondeu que não há prazo para que o Irã retome as negociações nucleares, mas que os países estão conversando. “ Gostaria de fazer um acordo. Algo assim tinha que acontecer”, disse.

O conflito tem feito vítimas após ofensivas neste domingo (15). O Ministério da Saúde do Irã informou que o país registra 224 mortos até o momento. Do lado israelense, 13 mortes foram confirmadas. As negociações nucleares entre EUA e Irã estavam sendo mediadas nos últimos meses por Omã. Porém, a rodada mais recente de negociação foi cancelada, após Israel iniciar ofensivas contra Teerã. O Catar, aliás, teve papel importante na intermediação entre Israel e Irã no passado.

Tanto Omã, quanto Catar tm boas relações com Irã e Estados Unidos e se comunicam diretamente com Israel. Por fim, os governos do Irã, Catar e Omã foram questionados sobre o relato, mas optaram por não se manifestar.

Mais notícias