Acne: descubra causas e possíveis tratamentos

Redação INMAG Por Redação INMAG
4 min de leitura
Foto destaque: conceitual de acne e pele problemática no rosto feminino (Reprodução/Boy_anupong/Getty Imagens Embed)

A acne é uma condição de pele comum que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, em especial os adolescentes e jovens adultos. Se caracteriza pelo surgimento de espinhas, cravos, pústulas e, em casos mais graves, cistos e nódulos inflamados. A causa principal da acne é o entupimento dos poros da pele por óleo (sebo) e células mortas, o que leva à proliferação de bactérias e inflamação.

O que contribui para o aumento da acne 

A produção excessiva de sebo, onde glândulas sebáceas hiperativas produzem óleo em excesso que podem obstruir os poros. O acúmulo de células mortas, em que as células da pele não são eliminadas adequadamente e ficam acumuladas nos poros. Os hormônios, as mudanças hormonais durante a puberdade, menstruação, gravidez e uso de anticoncepcionais podem desencadear a produção de sebo.

O histórico genético familiar também pode contribuir para o aumento da acne e com a probabilidade de desenvolver a condição. Alguns estudos também sugerem que os alimentos ricos em carboidratos refinados e laticínios podem agravar a acne. Além disso, o estresse também pode influenciar a produção hormonal e, consequentemente, a produção de sebo causando acne.

Como prevenir a acne


Jovem mulher lavando o rosto (Foto: reprodução/Dennis Hallinan/Getty Images Embed)


A prevenção da acne pode ser um grande desafio às vezes, especialmente se a predisposição genética e os hormônios desempenham um papel significativo. Mas algumas medidas podem ajudar a reduzir a frequência com que a acne surge. É necessário manter uma higiene adequada lavando o rosto pelo menos duas vezes ao dia com um sabonete adequado para seu tipo de pele para remover o excesso de óleo e sujeira. Evitar tocar no rosto para não transferir óleo e sujeira. Manter uma dieta adequada evitando alimentos gordurosos e ricos em açúcar, optando por uma alimentação rica em frutas, legumes e proteínas magras.

Deve-se manter uma boa hidratação, tanto da parte interna quanto a externa do corpo, bebendo bastante água para manter a pele hidratada e ajudar na eliminação de toxinas. Além de evitar o estresse, praticando técnicas de relaxamento, como ioga e meditação, para controlar o estresse.

Os principais tratamentos contra a acne 


Adolescente de 16 anos com problemas de pele de acne no cosmetologista em procedimento de limpeza de pele (Foto: reprodução/Elena Grigorivich/Getty Images Embed)


Existem vários tratamentos disponíveis para controlar e tratar a acne, entre eles estão os tratamentos tópicos como cremes, géis e loções que contêm peróxido de benzoíla, ácido salicílico, retinóides e antibióticos que podem ajudar a reduzir a inflamação e a proliferação bacteriana.

Medicamentos orais com antibióticos, contraceptivos orais e medicamentos como a isotretinoína são usados em casos mais graves. A também procedimentos dermatológicos como Peelings químicos, terapias a laser, drenagem e remoção de cistos são opções que podem tratar de formas mais severas de acne. Além disso, os tratamentos caseiros com máscaras de argila, chá verde e aloe vera são opções naturais que podem auxiliar no tratamento da acne leve. A acne pode ser gerenciada com uma combinação de cuidados com a pele, mudanças no estilo de vida e, quando necessário, tratamentos médicos. É necessário consultar um dermatologista para receber um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.

Matéria por Alexia Gabriela – Lorena R7.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile