Uma notícia que pegou muitos de surpresa foi o anúncio da aposentadoria do Aerosmith dos palcos devido ao estado da voz de seu vocalista, Steven Tyler, que está à frente da banda há mais de cinco décadas. A razão dada foi uma lesão incurável nas cordas vocais do cantor de 76 anos, que no último ano havia fraturado a laringe.
Banda confirma que retorno não será possível
A banda já havia cancelado todos os shows e confirmou agora que um retorno não será possível. No entanto, o que exatamente aconteceu com a voz do vocalista pode ser compreendido ao se analisar o histórico de eventos mais recentes que ocorreram com o cantor.
Durante 2023, o Aerosmith estava em sua turnê de despedida, Peace Out… Farewell Tour. A ideia dessa turnê era que as longas temporadas de shows ficassem no passado, com a banda passando a focar em apresentações mais esporádicas. No entanto, após uma das apresentações, Steven Tyler machucou as cordas vocais, que chegaram a sangrar. Seus médicos posteriormente informaram que se tratava de uma fratura na laringe, uma lesão muito rara.
Cantor durante apresentação da banda no Grammy (Foto: reprodução/Getty Images Entertainment/Jesse Grant/Getty Images Embed)
Em uma explicação mais científica, a laringe é composta em sua maior parte por cartilagem, que é muito elástica. Lesões vocais geralmente ocorrem porque a pessoa não canta com a técnica correta, forçando as cordas vocais ou “usando” a voz de forma inadequada. No entanto, com o tempo, essa cartilagem vai “ossificando”, ou seja, ficando mais rígida. Isso é uma das razões pelas quais a fratura se torna possível com o passar do tempo.
Detalhes sobre a lesão não foram divulgados
Informações mais detalhadas sobre a lesão ou o tratamento do cantor não foram compartilhadas. No entanto, uma de suas filhas, a atriz Liv Tyler, contou em entrevista que ele deveria ficar sem falar e chegou a levar bronca por ficar ao telefone. Outro detalhe é que a fratura é pior do que inicialmente imaginado, já que no início esperava-se o cancelamento de apenas alguns shows, mas isso acabou sendo estendido para a turnê inteira.
O cantor, que já teve outros problemas ao longo da carreira, conseguiu se adaptar usando técnicas vocais. No entanto, acredita-se que essa lesão atual seja incurável, com a banda aguardando para confirmar que ele não tem mais condições de cantar profissionalmente.