Anvisa discute novas advertências impactantes para embalagens de cigarro

Intenção da Anvisa é gerar mais impacto para os fumantes, já que as imagens atuais não impressionam mais, e com isso a ideia é diminuir o tabagismo no Brasil

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
3 min de leitura
Foto Destaque: mulher fumando (reprodução/Skynesher/Getty Images Embed)

Nesta sexta-feira (18), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realizou uma audiência pública para discutir a adoção de novas imagens para advertir os fumantes nas embalagens de cigarro. A iniciativa marca a fase final do processo de atualização das imagens, cujo objetivo é alertar os consumidores dos malefícios que o produto traz.

Imagens atuais não causam mais impacto

Daniel Pereira, diretor da Anvisa, explicou a necessidade de trocar as imagens, e que apesar de que as atuais já sejam impactantes, é necessário, pois elas perderam sua eficácia ao longo dos anos. Daniel afirmou que manter a imagem vai diminuir o desconforto em quem fuma, e por isso é fundamental renovar as advertências, para que com isso possa alertar a população sobre os riscos do uso do tabagismo.


Cigarros sendo jogados fora (Foto: reprodução/Peter Dazeley/Getty Images Embed)


Nas novas imagens será possível ver, de um lado, uma pessoa saudável, e do outro, a mesma pessoa exibindo os malefícios do uso, em várias partes do corpo. As mudanças irão abordar os sintomas em aspecto físico, quanto mental, como ansiedade e angústia.


Imagens propostas pela Anvisa (Foto: reprodução/Anvisa)


Imagens podem ser atualizadas ainda em 2024

A audiência pública foi de caráter consultivo, e com objetivo de reunir contribuições da sociedade para orientar a criação de uma nova regulamentação. Segundo a Anvisa, o próximo passo agora é a aprovação das imagens, e já iniciar a implementação delas nas embalagens de cigarro comercializadas no Brasil.

Pereira, afirma que tem expectativa de que as imagens sejam aprovadas ainda nesse ano, para que já possam atualizar as embalagens ainda em 2024. Vale lembrar que a intenção deste processo é alertar e reforçar a estratégia da prevenção ao tabagismo, trazendo imagens que causem mais impacto nas pessoas sobre os perigos do fumo.

Além das mudanças nas embalagens, a ideia é de que as imagens sejam colocadas também nos pontos de venda, reforçando a conscientização no ato da compra. A Anvisa espera que essa abordagem mais abrangente ajude a combater o uso de cigarros, especialmente entre os jovens e novos fumantes, destacando de forma mais clara e direta os riscos a saúde.

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