Os benefícios do boxe para a saúde são inúmeros, a combinação da contribuição cardiorrespiratória e os ensinamentos de autodefesa para que quer ficar em forma é uma excelente oportunidade. Esse tipo de atividade física libera endorfina, conhecida como “hormônio do bem-estar”, reduzindo o estresse mental e físico.
A realização de atividades físicas faz muito bem à saúde, a prática de esportes é uma ótima alternativa para alcançar uma melhor forma física e uma vida saudável para quem não se atraem pela rotina da musculação. Muitos esportes têm ganhado a atenção do público e o boxe é um deles, ele é uma arte marcial milenar que proporciona vários benefícios.
O coordenador da Jab House, academia especializada em treinos de boxe, Alexandre Brufatto, diz que a modalidade é para qualquer pessoa desde que faça uma avaliação médica antes. “Em alguns casos específicos, como por exemplo, problemas articulares ou inflamatórios nos punhos, cotovelos e ombros, ou para gestantes em início de gestação, a prática deve ser proibida”, explica.
Ele ressalta que o treinamento é um grande aliado na perda de peso, já que a atividade ativa diversos grupamentos musculares, gerando gasto calórico. “Além disso, o treino traz outros benefícios, como a melhora do condicionamento físico geral e da autoestima do praticante, redução do estresse, tempo de reação, agilidade e, é claro, atua na defesa pessoal”, comenta Alexandre.
Principais benefícios do boxe:
- Melhora o desempenho cardiorrespiratório e o condicionamento físico geral
Para começar a praticar o boxe, é realizado um condicionamento físico que envolve equilíbrio, força, velocidade, resistência, entre outros fatores. Esse preparo serve para melhorar o condicionamento geral, aumentando a resistência do atleta.
- Ativa diversos grupos musculares
A prática desse esporte trabalha vários músculos ao mesmo tempo, como abdômen, braços e pernas, eles estão em constante desenvolvimento durante a repetição dos movimentos intensos.
- Reduz o estresse
A prática de atividades físicas libera hormônios como a endorfina, dopamina, ocitocina e serotonina, esses hormônios melhoram o humor, reduzem o estresse e contribuem para o bem-estar.
- Gera alto gasto calórico e auxilia na perda de peso
O boxe favorece o emagrecimento, ele é um esporte dinâmico, com diversas movimentações do corpo ajudando assim na redução de gordura, sendo possível perder de 600 a 1000 calorias por aula. O boxe também ajuda a combater a obesidade.
- Ajuda na defesa pessoal
Além dos benefícios acima, esse esporte é muito procurado por quem quer aprender a se defender em alguma situação de risco, mas não é o principal objetivo do boxe.
Foto em destaque: Imagem de Valentin Tikhonov (Reprodução/ Pixabay)