Brasil soma 8 casos de Varíola dos Macacos até o momento

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
3 min de leitura

O Ministério da Saúde publicou uma nota neste domingo (19), informando sobre o oitavo caso de varíola dos macacos diagnosticado no Brasil. A confirmação veio pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro.

Até o momento, o Brasil tem confirmados dois casos no Rio Grande do Sul, quatro em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. Seis casos estão em análise sendo investigados por profissionais de saúde, explica o Ministério. Além dos diagnósticos, todos os pacientes estão sendo monitorados e em isolamento.

O oitavo caso confirmado é um homem de 25 anos que vive no município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele não tem histórico de viagem para o exterior, mas relatou ter tido contato com estrangeiros.


Partícula do vírus da varíola dos macacos (Foto: Reprodução/ BBC Brasil)


O oitavo caso confirmado é um homem de 25 anos que vive no município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele não tem histórico de viagem para o exterior, mas relatou ter tido contato com estrangeiros. A Prefeitura de Maricá informou a confirmação e garantiu que a Coordenação de Vigilância em Saúde da cidade segue rastreando as pessoas que tiveram contato com o homem infectado no município.

Lembrando que doença é transmitida por contato próximo com secreções respiratórias, com lesões de pele ou com objetos e superfícies contaminadas. As manifestações de sintomas  da varíola do macaco são: febre (acima de 38ºC de início súbito), adenomegalia (aparecimento de gânglios), erupções na pele de progressão uniforme, dor nas costas, fraqueza muscular e dor de cabeça.

Segundo o Ministério da Saúde, o paciente está estável, sem complicações e está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox (varíola dos macacos), com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, diz o comunicado do Ministério da Saúde.

 

Foto Destaque: Reprodução/Science Photo Library.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile