Café pode ajudar na ressaca: descubra se é mito ou verdade

Alice Cassimiro Por Alice Cassimiro
3 min de leitura

A ressaca é o grande mal dos que apreciam uma festinha e uma curtição com algumas bebidas e amigos, e logo quando as pessoas acordam é extremamente comum que elas ouçam a recomendação para que tomem um café bem forte pela manhã. Na teoria, a cafeína auxiliaria no aumento das energias corporais e eliminaria a dor de cabeça, que é causada pelo consumo excessivo de álcool, devido ao seu efeito estimulante. Contudo, a ingestão do café pode piorar o quadro da falta de hidratação do corpo, que é causada pelo alto nível de ingestão de bebidas alcoólicas.


Café pode auxiliar na diminuição de ressaca (Foto: Reprodução/ANNPHOTO)


O que é a ressaca?

A ressaca é o agrupamento de sintomas no corpo que se referem à intoxicação corporal decorrente da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Quanto maior o consumo, maior o tempo que o organismo irá levar para metabolizar toda a bebida ingerida e, consequentemente, maior será o tempo que a pessoa irá sofrer com dores de cabeça, sensação de cansaço e enjoos.

É de conhecimento público que a cafeína pode contribuir para o processo eliminatório dos líquidos presentes no corpo. Todavia, a intensidade desse processo muda de acordo com cada organismo. A substância tem a capacidade de estimular a natriurese, que é um processo responsável por promover a excreção dos níveis de sódio no corpo. E à medida que o sódio é retirado da circulação corporal, a água também diminui, num processo de osmose, sendo assim, ambos são eliminados pela urina.

Por outro lado, o álcool tem o poder de redução do hormônio ADH, que é o responsável pela regulação da quantidade de água que é eliminada pela urina. Ele tem a função de possibilitar que parte da água que seria eliminada na urina retorne para o sangue. Contudo, quando essa ação é prejudicada pelo efeito do álcool, o nível de urina fica menor do que o que é considerado comum.

Como se livrar da ressaca

A melhor forma de dar adeus aos sintomas da ressaca é tendo uma boa alimentação e sempre se manter hidratado. Além disso, algumas pesquisas ainda afirmam que ingerir ovos cozidos, vegetais e frutas podem ajudar a retirar mais rápido e efetivamente as toxinas que são liberadas através das bebidas alcóolicas no organismo.

Ainda, uma outra maneira de reduzir os riscos de ficar com ressaca no dia seguinte é intercalar a bebida com um copo de água. Essa técnica pode auxiliar o corpo a se manter hidratado mesmo que o álcool provoque várias idas ao banheiro.

 

Foto destaque: Homem sofrendo com ressaca. Reprodução/Unimed Fortaleza

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile