Chicletes de nicotina podem intoxicar gravemente crianças

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Órgão governamental americano FDA, alerta que balas com nicotina podem envenenar crianças que as consumirem.

Food and Drug Administration (FDA) é um braço do governo americano que realiza trabalho muito semelhante a Anvisa no Brasil, e publicou recentemente um alerta sobre a nova onda de chicletes com nicotina no país. O produto que é desenvolvido para ajudar na redução do vício de pessoas fumantes, é semelhante a balas de goma comuns consumidas por crianças pequenas, mas se ingerido por elas podem intoxicar gravemente e até mesmo levar a sua morte.

O comissário da FDA, Robert M. alertou sobre as possíveis faixas etárias que são vulneráveis ao produto: “As gomas de nicotina são uma crise de saúde pública apenas esperando para acontecer entre os jovens de nossa nação. Queremos que os pais estejam cientes desses produtos e do potencial de consequências para a saúde de crianças de todas as idades – incluindo toxicidade para crianças pequenas e apelo desses produtos viciantes para nossos jovens. A FDA não ficará parada enquanto produtos ilegais se infiltram no mercado”. 


Uma embalagem de balas de nicotina e três cigarros (Foto: Reprodução/Olhar Digital)


Mesmo não possuindo um pedido de pré-comercialização no FDA, ou de uma autorização para fabricar seus produtos e polos a venda nos EUA, a empresa americana Krave Nic, comercializava as balas. Segundo os fabricantes cada embalagem de chicletes vem com 12 unidades, e existem os sabores de Abacaxi, Cherry Bomb com cereja e menta e a Blue razz sabor framboesa e mirtilo. Cada bala tinha 1 miligrama de nicotina, não apresentando tabaco em sua composição.  

Quando consumida por jovens e adolescentes a nicotina, entre outros sintomas, tem grande potencial para viciar, causar náuseas, aumento da pressão arterial, vômitos, insuficiência respiratória, ou mesmo levar a morte, como também pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro. Estudos mostram que dependendo do peso de crianças menos de 6 anos, se ingerirem de 1 a 4 miligramas de nicotina, a intoxicação grave pode levar a óbito.

O estudo mais recente publicado na revista Pediatrics, mostrou que entre jovens do sul da California, o consumo de balas de gomas com nicotina está perdendo apenas para cigarros eletrônicos, devido serem fáceis de disfarçar de adultos e terem vários sabores atraentes.

A empresa Krave Nic, ao receber a carta do FDA descontinuou os produtos online.

No Brasil, balas com nicotina de sabor menta são comercializadas.

Foto destaque: Mulher fazendo uma bolha com o chiclete mascado. Reprodução/iStock

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile