A Secretaria Municipal de Saúde informou que a população da cidade de São Paulo atingiu na noite da última quarta-feira (24) o índice de 100% de pessoas vacinadas contra o Covid-19 devido ao avanço da vacinação.
De acordo com as estatísticas publicadas na mídia, 9.237.242 cidadãos tomaram as duas doses de um único imunizante ou mesmo a dose única da Janssen, cobrindo 100,01% do cálculo estimado de habitantes da cidade.
Muitos moradores da zona externa à capital foram à cidade se vacinar no início da imunização e apenas depois a prefeitura começou a solicitar comprovantes de residência nos postos de aplicação das vacinas.
Filas de pessoas para receber imunização em São Paulo. (Foto: Reprodução/Leonardo Martins).
Ainda, a secretaria informou que mais de 1,2 milhões de doses de reforço foram aplicadas nos cidadãos elegidos. Inicialmente, as primeiras aplicações foram destinadas aos profissionais da área da saúde e aos idosos, desde que tivessem recebido a segunda dose da vacina há cerca de seis meses. Atualmente, a dose de reforço já pode ser recebida por qualquer adulto, caso já tenham recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses.
“Só conseguimos chegar até aqui porque contamos com profissionais qualificados e com expertise na logística de vacinação. Agora, o foco será alcançar 100% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, com o ciclo vacinal completo”, informou Edson Aparecido, secretário municipal de saúde da capital paulista.
Consoante os dados apresentados pela secretaria de saúde da capital paulista, 844.073 de adolescentes de 12 a 17 anos já receberam, pelo menos, a primeira dose da vacina. A segunda dose foi administrada em cerca de 43,8% desse grupo, número que corresponde a, aproximadamente, 369.703 pessoas.
“Uma grande vitória para a imunização de São Paulo hoje”, complementou Aparecido.
Ao todo, a cidade de São Paulo soma 21.384.227 de doses aplicadas em todas as faixas etárias.
Foto de destaque: Reprodução/Mufid Majnun.