Cólica: por que dói e quando deve se preocupar?

Gabriel Gomes Por Gabriel Gomes
3 min de leitura

Grande parte das mulheres sentem dores durante o ciclo menstrual. Normalmente, são cólicas abdominais, que podem ser espalhadas pelas costas, coxas, pernas e outras partes do corpo. As mulheres podem sentir dores moderadas ou constantes, além de náuses, diarreia e dores de cabeça, mas na verdade, pode variar muito, tanto no local da dor como na intensidade.


As cólicas menstruais ocorrem entre 16 a 91% das mulheres em idade reprodutiva (Reprodução/IstoÉ)


“Entre 30 e 50% das mulheres têm menstruações dolorosas, e algumas são tão fortes que afetam suas vidas”, disse Katy Vincent, pesquisadora de dor do Departamento de Saúde Feminina e Reprodutiva de Nuffield, à BBC.

“Entre 30 e 50% das mulheres têm menstruações dolorosas, e algumas são tão fortes que afetam suas vidas. E essa sensação de tontura e mal-estar que você sente está associada à expulsão do coágulo. É provavelmente o colo do útero se abrindo um pouco para deixar o coágulo passar e isso é acompanhado por uma contração”, explicou a pesquisadora.

Durante o período menstrual, existe a chance de ter muita inflamação. Os tecidos do útero liberam substâncias que causam dor e ,ao mesmo tempo, o corpo produz as prostaglandinas, que aumentam as dores no período menstrual.

“Nós definitivamente achamos que as prostaglandinas são um dos fatores que contribuem para o aumento da inflamação e dor durante o período menstrual”, afirma a médica.

Mas por que essa inflamação?

É um processo que o corpo precisa passar para se reparar. Durante a menstruação, as dores e as cólicas são resultado das prostaglandinas, que agem ajudando no revestimento do útero para se curar adequadamente.

“A inflamação tem muitas funções positivas. Quando você se machuca, ocorre uma inflamação que realiza um processo que ajuda o tecido a se curar e faz com que você perceba que a lesão dói para proteger o tecido enquanto está cicatrizando”, diz Vincent.

Quando se preocupar com as dores?

Muitas mulheres usam de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar o quadro, mas existem outros momentos que a dor pode ser causada por uma condição médica subjacente.

Uma dessas dores podem ser os miomas uterinos, que são tumores não cancerosos que podem crescer dentro ou ao redor do útero e o período menstrual pode ser mais intenso e doloroso.

Existem outras possíveis causas de períodos menstruais mais dolorosos: miomas, dispositivo intrauterino (DIU) feito de cobre, doença inflamatória pélvica (DIP), síndrome pré-menstrual (TPM) e infecção sexualmente transmissível.

Foto Destaque: Mulher com uma bolsa na região abdominal. Reprodução/Hipolabor

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile