Cuidar do sistema imunológico ajuda a prevenir doenças

Melissa Lois Por Melissa Lois
3 min de leitura

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa do corpo humano. Através dele que é possível combater organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. No entanto, alguns hábitos ruins podem enfraquecê-lo, logo, estará mais suscetível a doenças. 
Vários fatores podem contribuir para o enfraquecimento do sistema, mas na lista de hábitos maléficos, pôde-se contar com o consumo de álcool, cigarro, estresse e noites mal dormidas.  O corpo dá sinais de que a imunidade está baixa e é quando não só os resfriados, como outras doenças, começam a ser recorrentes. 
Além disso, há outros sintomas também que seu corpo pode estar mandando para sinalizar o sistema imunológico fraco. A mucosa bucal, pele da boca, é a principal porta de entrada para vírus e bactérias, por isso, não é surpresa que o principal indício de quem está com baixa imunidade é a presença de inflamações e feridas nessa área, como aftas e amigdalite. 


Mulher resfriada assoando o nariz (Foto: Reprodução/Drauzio Varella)


 Com a pandemia do Covid-19 e sua ameaça constante, o bom funcionamento da imunidade passou a ser uma prioridade na vida das pessoas. Para cuidar desse sistema, é necessário ter uma dieta equilibrada, ou seja, ter alimentados saudáveis como verduras, legumes e frutas. Não só isso, mas também realizar exercícios moderados e bons hábitos de sono também são importantíssimos, segundo o Ministério da Saúde.

Ingerir água também tem um papel fundamental para manter o fortalecimento das células de defesa do organismo. O líquido é essencial porque ajuda a eliminar as infecções contagiosas e toxinas do corpo, com isso, alivia-se os sintomas e o risco de agravação do quadro. Explica a professora do Departamento de Pediatria da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Cristina Simões, segundo o site da Faculdade de Medicina da própria faculdade: “No caso de doenças que comprometem as vias respiratórias, a água ajuda a fluidificar as secreções e possibilita que elas sejam expelidas com mais facilidade, aliviando os sintomas. Já no caso da dengue, se a pessoa estiver bem hidratada, o sistema circulatório funcionará adequadamente. Isso é muito importante, pois evita as complicações da doença, como a dengue hemorrágica. Portanto, com a hidratação o impacto causado pelo vírus é menor”.  

Foto Destaque: Sistema imunológico. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile