Uma pesquisa publicada na Psychology Today revelou que o bem-estar e a saúde mental aumentam com o desligamento dos aparelhos. Os participantes tiveram que desligar os telefones por uma hora antes de ir dormir, para a realização do expermento.
Observadores notaram um medo pouco conhecido chamado nomofobia, que siguinifica o medo de ficar sem celular. O mal se associaa ao uso excessivo do telefone, ao ficar constante observando mensagens, no uso excessivo das redes sociais, e na constante busca por informações e comunicação. Esses fatores causam ansiedade e trazem resultados adversos à saúde mental.
A pesquisa conclui que o uso inadequado do telefone resulta em maiores níveis de estresse, menor prazer de vida, aumento da ansiedade, depressão e pior qualidade de sono. A pesquisadora Jolanta Burke, explica que a ideia da pesquisa surgiu na tentativa de ajudar pessoas a tirar o melhor de seus telefones e ainda sim terem uma boa noite de sono.
No estudo, foi pedido para profissionais do Reino Unido que tendiam a usar muito o celular para que o aparelho fosse desligado, todos os dias, uma hora antes de dormir. O telefone deveria ficar desligado durante a noite por uma semana. “É claro que sabíamos que isso resultaria em alguma melhoria da felicidade e do bem-estar, mas as descobertas surpreenderam até mesmo a nós“, afirma a pesquisadora.
Celulares em cima de bancada Reprodução/showmetcher
O resultado da pesquisa descobriu que o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que deixaram de lado o telefone antes de ir para a cama aumentou. Isso significa que eles relataram maior satisfação com a vida e a felicidade, isso tudo em apenas uma semana. Além disso, eles se tornaram mais receptivos ao mundo ao redor deles e se viram mais saudáveis fisicamente.
De acordo com o estudo, a simples ativação do dispositivo afeta negativamente a qualidade do sono. Além disso, os participantes relataram que desligar os telefones por uma hora antes de ir para a cama reduziu a ansiedade. Eles ainda sentiram que não estavam desperdiçando tempo, também foi relatado por alguns participantes que a vida sexual melhorou.
A pesquisadora Jolanta afirma que mais de 90% dos participantes do experimento decidiram continuar desligando os telefones mesmo depois que o experimento tiver terminado. A pesquisadora resalta que o desligar do telefone é uma pequena mudança que pode trazer grandes resultados.
Foto destaque: aparelho celular em cima de bancada Reprodução/Freepik