Em meio a surto de dengue, zika e chikungunya, estados relatam escassez de testes

Matheus Alvarenga Por Matheus Alvarenga
2 min de leitura

O surto que o Brasil tem enfrentado de doenças conhecidas como “arboviroses”, por exemplo dengue, zika e Chikungunya, tem causado falta de testes em quatro estados brasileiros, além do Distrito Federal. As doenças causadas por vírus transmitido através do mosquito Aedes aegypti tiveram um aumento de 165%, 75% e 70%, sendo respectivamente, dengue, zika e Chikungunya.

Os estados brasileiros com falta de testes para essas doenças e já cobraram envio são Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do Distrito Federal. O Ministério da Saúde afirmou que uma nova remessa de testes está sendo preparada e com previsão de entrega para o mês de junho.


Mapa dos casos das doenças arboviroses no mundo (Foto:Reprodução/FioCruz)


O Ministério da Saúde não confirmou o motivo que resultou na escassez de insumos e nem o impacto da falta deles, no surto que atinge o país, mas dois estados brasileiros relaciona a falta da chegada de insumos com o bloqueio pela pandemia na Ásia e pela Guerra da Ucrânia.

No último boletim epidemiológico feito pelo governo federal, mostrou que houve um aumento no número total de casos até a semana que se encerrou no último dia 14 de maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento da Dengue foi de 165,7%, a Chikungunya foi de 74,9% e a Zika de 70,7%.

No boletim divulgado pelo Ministério da Saúde foi emitido o alerta para a importância das medidas preventivas contra o avanço da doença, com isso, desde o dia 9 de maio o Ministério mantém um tipo de “Sala de Situação de Arboviroses” e já começou a realizar ações nos estados de Goiás e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

 

Foto destaque: Mosquito Aedes Aegypti Reprodução/IstoÉ

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile