Entenda o que é a trombose, doença que culminou na morte de MC Katia

3 min de leitura

No último domingo (13), uma notícia inesperada abalou os amantes do funk carioca: MC Katia, de 47 anos, e dona de sucessos como “Duelo 2” e “Ata Vai Me Pegar”, veio à óbito. A funkeira, que foi considerada por muitos uma das pioneiras do funk no Rio de Janeiro, morreu no hospital ao realizar uma cirurgia de amputação de sua perna.

Os problemas de saúde de MC Katia

A saúde de Katia já era motivo de preocupação para seus conhecidos e fãs há algum tempo. Ao realizar um procedimento de retirada de um mioma, ela acabou desenvolvendo trombose em uma de suas pernas.

Em decorrência das complicações cirúrgicas, a MC precisou amputar parcialmente um dos pés, mas o problema com a trombose continuou evoluindo e se fez necessário que uma parte de sua perna fosse amputada também.

 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>foi bem aqui que a mc katia marcou o legado dela na história do funk junto da mc nem. <a href=”https://t.co/m2W2ZH32jc”>pic.twitter.com/m2W2ZH32jc</a></p>&mdash; leticia  (@ltcxrbs) <a href=”https://twitter.com/ltcxrbs/status/1690829480997081088?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 13, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Fãs relembram carreira de MC Katia/reprodução/twitter


 

Em seu perfil nas redes sociais, Katia desabafou: “A nicotina do cigarro colou meus vasos sanguíneos. Vocês têm noção disso? O cigarro fez isso comigo. Eu peço a vocês de coração, se vocês fumam, parem enquanto há tempo. O cigarro levou o meu pé”.

A trombose

A trombose, assim como o dito pela cantora, acontece quando há um bloqueio das veias mais profundas que impede a passagem do sangue. Enquanto é mais comum que a doença ocorra nas pernas, é possível que ela evolua para outras partes do corpo, como o pulmão, por exemplo.

No caso de Katia, o cigarro e as complicações de cirurgias anteriores agravam sua condição, mas há também outros grupos que têm mais chances de contrair trombose; obesos, pessoas com mais de cinquenta anos e mulheres que deram à luz há pouco tempo devem ter um cuidado especial com a doença.

Até 2021, segundo a CNN, a trombose atingia cerca de cento e oitenta mil pessoas por ano somente no Brasil. A doença apresenta sintomas que podem ser considerados comuns de início (o inchaço de determinada região, dor, vermelhidão), mas põe a vida de seus portadores em risco, assim como ocorreu com MC Katia.

 

Foto Destaque: MC Katia/Reprodução/UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile