Especialista dá dicas sobre o consumo de mel

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Veja a opinião de nutricionista sobre os potenciais benefícios que apenas uma colher de mel por dia pode trazer numa dieta

O mel consegue ser a opção natural mais queridinha das pessoas que não gostam muito do sabor dos adoçantes industrializados transparentes, já que sua produção fica somente a critério das nossas queridas colônias de abelhas. As conhecidas receitas de acompanhamento seja para adoçar um chá ou pãozinho de mel, a guloseima não pode faltar na dieta de alguns, e quando bem equilibrado nela, ele pode agir prevenindo algumas doenças e potencializando processos antioxidantes, antibactericidas e anti-inflamatório.


Homem observando mesa com pote de mel, colher, tábua de madeira, frutas e utensílios de cozinha (Reprodução/Saúde em Dia)


Segundo a nutricionista e membro da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF) Danielle Bayma, o mel sendo um alimento rico em minerais e vitaminas, consegue reforçar nosso sistema imunológico ao aumentar as células de defesa do corpo, e diminuir possíveis infecções ao combater bactérias e fungos invasores no nosso organismo. “Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que seja consumido no período noturno caso o paciente tenha alguma queixa de irritação na garganta ou tosse. A saliva produzida age na mucosa da garganta realizando uma proteção”.

Concluímos que o mel pode tranquilamente fazer parte da maioria de dietas existentes, o importante é se atentar a quantidade que você vai consumir ao dia, então nas dietas mais restritivas com as calorias não é necessário exagerar na colherada!

Outra observação é que o mel não pode ser aquecido, já que acima de 40°C o potencial nutritivo dele se esvai. E além da recomendação da nutricionista, vale lembrar que o mel também pode ser adicionado as mais variadas receitas como o pão de mel com chocolate branco, a panqueca de banana, pavê de meloso e a tradicional aveia e mel.

Foto destaque: Pote de vidro com mel, colher meleira e ao lado de pedaços de própolis Reprodução/Revista + Saúde – Guarapuava 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile