Um estudo publicado pela revista Current Biology aconselhou os pais tentaram uma variedade de métodos para acalmar a criança antes de colocá-la para dormir no berço.
O método mais bem sucedido, segundo os pesquisadores, é de caminhar por cinco minutos com o bebê no colo e sentar com ele nos braços por mais cinco antes da criança dormir.
Para os pesquisadores japoneses, que são pais, a abordagem é semelhante a maneira como os animais acalmam seus filhotes. Muitos mamíferos tranquilizam seus filhotes andando com eles no colo.
O instituto japonês RIKEN Center for Brain Science que se dedica a estudar o cérebro, realizaram um experimento com pais de 21 bebes com cerca de três meses de idade. A ideia era examinar quatro abordagens para diminuir o choro da criança:
– Segurar e caminhar com o bebê;
– Segurar o bebê e sentar em algum lugar;
– Colocar o bebê no berço e deixá-lo parado;
– Colocar o bebê no berço e balançá-lo.
A equipe descobriu que, quando a mãe caminhava com cuidado enquanto carregava o filho, ele se acalmava e os batimentos cardíacos diminuíam. O efeito foi parecido quando os bebês foram colocados em um berço de balanço, mas não quando a mãe ficou sentada segurando o bebê ou quando foi colocado em um berço parado. O que mostra que o contato materno pode não ser suficiente, o movimento também é importante.
Segundo o estudo, quando as mães colocavam o bebê sonolento na cama, ele começava a chorar novamente, assim como tentar colocar o bebê de forma suave e lenta no berço. Para superar esse problema, é melhor ficar sentado e abraçar o bebê de cinco a oito minutos após uma curta caminhada.
O choro do bebê pode indicar que ele está com fome, sede ou com a fralda suja. É importante verificar e resolver esses problemas. Por mais que você se sinta frustrado, nunca sacuda o bebê. Esse movimento com a cabeça pode causar danos cerebrais.
Foto destaque: Mãe acalmando a criança no colo. Reprodução/CordVida