Flexibilização de máscaras é decretada no Rio

Amanda Baroni Por Amanda Baroni
2 min de leitura

O Diário Oficial publicou nesta quarta (2), a lei 9.582 de 02 de março de 2022 permitindo a flexibilização do uso de máscaras no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o decreto, o uso é facultativo em ambientes fechados desde que haja comprovação de aplicação de todas as doses e cabe aos estabelecimentos decidir quais ações tomar neste momento.

A medida também vendo sendo aplicada em outros estados no Brasil. Os que seguem com uso de máscaras liberados em ambientes fechados e abertos são Natal e Rio de Janeiro, já com uso obrigatório em locais abertos e fechados são Aracaju, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador, Vitória e com uso liberado somente em lugares abertos são Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Macapá, Manaus, (a partir do dia 16/03), Natal, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo e Teresina.


Pessoas andando no metrô (Foto: Reprodução/Pixabay)


As medidas foram adotadas devido a ampliação da cobertura vacinal, que alcançou a média segura estabelecida pela OMS para conseguir conter a transmissão (cerca de 60 a 70% da população). Chegando à marca de mais de 300 milhões de doses aplicadas a nível nacional, sendo 156 milhões com duas doses e 173 milhões apenas com uma dose.

Porém, a iniciativa gera preocupação em especialistas como Raquel CNN, a infectologista da Unicamp, que relata sobre o relaxamento causar na população o sentimento de diminuição de cuidados e negligenciamento em situações de aglomeração. Raquel aponta Europa como exemplo de precipitação na liberação e portanto, o aumento de casos.  

Para o professor norte-americano de medicina molecular, Andrew Bradley, é necessário alcançar uma imunização global mínima, inclusive maior suporte aos países com menos recursos. Com mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, a imunização pode se transformar num trabalho de anos.

Foto Destaque: Pessoa de máscara. Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile