Homem se infecta com Varíola dos macacos, Covid-19 e HIV ao mesmo tempo

3 min de leitura

Um caso inédito na medicina foi registrado recentemente na Itália: um homem de 36 anos, foi infectado com a “Varíola dos macacos”, a Covid-19 e o vírus do HIV, tudo ao mesmo tempo. Segundo as análises feitas com amostras do seu organismo, a infecção pelo vírus do HIV, era “relativamente recente”.

Num relato publicado na revista científica “Journal os Infection”, o paciente havia contado aos médicos que em setembro ele já havia feito um teste para saber se estava infectado com vírus do HIV, mas ele deu resultado negativo. Contudo, em julho, após ele começou a ter sintomas da Covid-19 e também da Varíola e prontamente buscou uma emergência, dessa forma recebeu os três diagnósticos positivos.

Os sintomas relatados aos médicos, foram: febre, dores de cabeça  e de garganta, fadiga e inchaço nos linfonodos. Nesse mesmo dia, ele disse que uma irritação no braço esquerdo surgiu. Um dia depois, as bolhas, que são as características principais do vírus “Monkeypox”, se espalharam pelo corpo e por isso ele seguiu para a emergência do Hospital Universitário San Marco.


Foto: Vírus do HIV no organismo humano/ Reprodução: Minha Vida


Segundo o próprio paciente, ele passou cinco dias de férias na Espanha e acabou tendo relações sexuais e não usou nenhum preservativo. Fora isso, o doente afirmou ter feito o teste de HIV em setembro do ano passado e deu negativo. O italiano ainda falou que já havia se infectado com a Covid-19 em janeiro desse ano e que havia tomado a segunda dose da vacina em dezembro do ano passado.

Para ter a certeza sobre a infecção do Vírus de Imunodeficiência Humana, o paciente foi submetido a uma série de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O resultado apontou para positivo para a infecção do vírus HIV-1, o mais comum deles. Após a confirmação, o doente já iniciou o tratamento da doença. Como os sintomas das outras doenças já haviam sido eliminados, ele foi liberado para fazer o isolamento em casa.

Foto Destaque: Médico segurando amostras do vírus da Covid-19/ Reprodução: Agência Brasil/ Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile