Dados apurados pelo consórcio de veículos de impressa, formado pelos jornais: G1, O Globo, Extra, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Uol, apontaram que 100 pessoas morrem por dia em média da doença, uma redução de 37% no número de óbitos decorrentes do coronavírus, em comparação com 7 dias atrás. O média de casos está em 17.103, houve redução de 36% comparado a 2 semanas.
Ao todo foram 30.325.399 casos conhecidos da doença. 662.556 brasileiros perderam a vida para a Covid desde o início da pandemia. Nas última 24 horas foram registrados 86 óbitos e 17.103 casos da doença.
Vale ressaltar que 14 estados não registraram nenhuma morte nas últimas 24 horas, são eles: Alagoas, Amapá, Espirito Santos, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Amazonas e Sergipe.
Os dados do consórcio apontaram também que no pior momento da pandemia, em 31 de janeiro de 2022, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diariamente, período correspondente a chegada ao Brasil da variante Ômicron, que se disseminava pelo mundo.
Enfermeira preparando vacina Reprodução/Setor Saúde
Cinco Unidades da federação não apresentaram dados no ultimo levantamento. São eles: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com tendência de alta, apenas o Estado do Amazonas. Com tendência de estabilidade são dois; Paraná e Pernambuco. Com tendências de queda são 19: Espirito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Amapá, São Paulo, Piauí, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Paraíba, Bahia e Ceará.
A redução do número de óbitos pelo coronavírus deve principalmente ao avanço da vacinação pelo pais. Ao todo, 163.304.926 brasileiros se encontram com o esquema vacinal completo, número que representa 76,02% da população total do país. Com a dose de reforço, 84.493.436 pessoas, parecela que corresponde a 39,33% da população.
Foto destaque: representação coronavirus Reprodução/G1