O Mindfulness é um estado de consciência centrado no momento presente, a tradução significa “atenção plena” e a origem vem da filosofia budista. O conceito de Mindfulness não serve apenas para a alimentação, também pode ser aplicado em atividades diárias como esporte, trabalho, estudo, lazer, leitura e até mesmo faxina.
Mindful Eating é uma forma de ficar em paz com seu alimento (Foto:Reprodução/Pixabay)
É a partir do Mindfulness que vem o conceito do Mindful Eating, que é basicamente comer com atenção plena, estando consciente do seu corpo, dos pensamentos e sensação. Com a correria do dia a dia, muitas vezes comemos depressa, sem se preocupar com o que de fato estamos ingerindo e sem aproveitar o momento. O Mindful Eating serve para saborear, sentir o aroma e a textura da comida, sem críticas ou julgamentos.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Diabetes-Conheca-os-tipos-da-doenca-e-como-se-cuidar
A prática ajuda a conseguir reconhecer quando se está com fome ou apenas com desejo de comer, ajuda a diferenciar a fome física da fome emocional/psicológica e saber a hora certa de parar de comer.
Os benefícios de praticar Mindful Eating
Pesquisas mostram que o conceito pode melhorar saúde física, mental e emocional. Podendo auxiliar também em casos de depressão, ansiedade, dores crônicas, câncer, obesidade e principalmente transtornos alimentares. Isso acontece porque nossa saúde tem muita influência no modo em que nos sentimos, agimos e pensamos.
O MindFul Eating tem sido muito discutido atualmente, onde casos de transtornos alimentares aumentaram drasticamente na pandemia. Muitos profissionais da área de saúde, como nutricionistas, recomendam a prática para todos os tipos de pessoa.
Como praticar Mindful Eating
A prática é muito fácil e simples de inserir na rotina, mas não deixa de trazer ótimos resultados para a saúde:
Degustar os alimentos;
Respirar bem e relaxar antes e durante as refeições;
Mastigar sem pressa;
Ter horários para as refeições;
Ficar atento aos sinais de fome e saciedade;
Colocar música ambiente;
Não assistir nada que possa distrair ao comer, como vídeos e televisão;
Servir a mesa antes de comer;
Colocar porções menores no prato.
Foto destaque: Reprodução/Treinus