Nova onda de Covid-19 é alertada por médico infectologista

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

A crescente frequência de casos de covid-19 é responsável por preocupar médicos e especialistas, uma vez que o número quadriplicou no mês de outubro, em comparação com agosto e setembro, no litoral do estado de São Paulo, de acordo com o portal de notícias G1.

Além dessa informação, o médico infectologista Leonardo Weissman, afirmou que essa situação não é somente uma particularidade da região. “Tem se observado um aumento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Covid-19 em praticamente todo país, inclusive com aumento de internações” discorreu.


Teste de covid-19 em destaque (Foto: Reprodução/Walterson Rosa/ MS)


A nova onda de Covid-19

Ademais, o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia ainda classificou a situação como “uma nova onda de Covid-19”, pedindo para a população tomar medidas preventivas com a finalidade de garantir uma estabilidade e segurança no bem-estar.

Segundo o profissional, os testes de identificação de covid-19 são as maneiras mais importantes e eficazes para obter uma limitação da contaminação pelo vírus. O médico também alertou a importância de rastrear a cadeia de contatos, além da necessidade de isolar as cadeias de transmissão.

O infectologista discorre a possibilidade do aumento de casos de covid-19 estar ligado as subvariantes da ômicron, que são classificadas por serem de fácil transmissão.

Medidas preventivas

Assim, Weissman explicou que a vacinação é responsável por diminuir a probabilidade de infecções classificadas como sintomáticas. Nesse contexto, também auxilia na prevenção do crescimento da taxa de mortalidade e de casos mais severos. “É fundamental aumentar a cobertura vacinal. Ainda há uma grande parte da população que não tomou todas as doses disponíveis, e isso também pode ser um fator para aumentar a propagação do vírus”, destacou o infectologista sobre a questão da baixa vacinação.

De acordo com Leonardo, outras medidas serão necessárias se os casos de covid-19 continuarem aumentando. Assim, o médico orienta que a população, mesmo sem um comunicado expedido dos órgãos oficiais, volte com a utilização das máscaras em locais fechados.

Foto destaque: Coronavírus em foco. (Reprodução/ Masum Ali/ Pixabay)

Deixe um comentário

Deixe um comentário