Nova variante da Covid-19 é detectada no Brasil

Raissa de Oliveira Por Raissa de Oliveira
3 min de leitura

A nova variante da Covid-19 foi detectada no estado de São Paulo, informou o Ministério da Saúde. A variante Arcturus, também pode ser chamada de XBB1.16, foi sequenciada pela primeira na Índia, em janeiro deste ano, estando presente em quase 40 países atualmente.

A linhagem vem sendo tratada desde meados de abril como uma variante de interesse (VOI, na sigla em inglês), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em função da sua rápida disseminação nas últimas semanas.

Os sintomas da nova variante são: conjuntivite, quadros de febre e tosse seca. Até o momento, a nova linhagem não apresentou potencial para causar ondas de mortes e hospitalizações, ou gerar riscos mais graves à saúde dos infectados, segundo os especialistas.


Uns dos sintomas da nova variante da covid 19, pode causar coceira nos olhos/conjuntivite. (Reprodução/OGLOBO)


A Arcturus é uma linhagem que descende da BA.2 que por sua vez derivou da Ômicron e por causa da sua rápida disseminação em alguns países no mundo, como por exemplo Índia e Estados Unidos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou no último dia 17 de abril, o tipo de classificação de  ‘variante de monitoramento’ para ‘variante de interesse’.

O primeiro caso da variante Arcturus, é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades, o paciente apresentou os sintomas de síndrome gripal e febre no dia 7 de abril. Ele foi encaminhado para um hospital privado da capital e teve alta médica na quinta-feira (27). O paciente está com o esquema vacinal completo contra a Covid 19. O caso foi notificado na última sexta-feira (28).

Esquema Vacinal Completo

“A Secretária Municipal da Saúde reforça a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid 19, inclusive a Pzier bivalente, para se proteger contra as formas da doença”.

A vacinação com o imunizante estará disponível para as pessoas com mais de 50 anos, pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.

Na capital, até o momento foram aplicadas 1.248.675 doses do imunizante. As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as UBSs e Assitências Médicas Ambulatoriais (AMMAs/UBSs Integradas, de segunda a sexta e nas AMAs/ UBSs integradas aos sábados, das 7h às 19h.

Foto de destaque: Nova variente da Covid 19 é detectada no Brasil. Divulgação/EXAME.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile