Os Estados Unidos bateram um novo recorde ao acumular uma média de 700 mil casos de Covid-19 num prazo de sete dias, segundo estatísticas da Universidade John Hopkins. O aumento do número de infectados se deve ao avanço da variante Ômicron no país.
Estima-se que o número de contágio informado pelos departamentos estatais de saúde do governo norte-americano retrata apenas uma parcela do número real de infectados, visto a rapidez de contaminação da cepa Ômicron e a dificuldade de vários cidadãos de serem testados. Devido a um aumento considerável pela demanda de testagem para o vírus, os laboratórios limitaram o acesso da população apenas para aqueles que apresentam sintomas da doença.
Enfermeiros em postos de vacinação norte-americanos. (Foto: Reprodução/Seth Wenig).
Depois de meses, as autoridades de saúde decidiram reabrir em massa os postos de vacinação a fim de que as pessoas completem o esquema vacinal ou recebam as doses de reforço em combate ao vírus. Entre os estados que reabriram os postos ou desejam fazê-lo, encontram-se Massachusetts, Nova Jersey, Nova York Oregon e Rhode Island, atribuídos para administrar de centenas a milhares de doses por dia.
As estatísticas de contaminação também bateram recorde no Reino Unido: cerca de 141.472 novos casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas. No último domingo (9), a nação superou a média de 150 mil mortes pelo vírus desde o início da pandemia.
Na Índia, a alta do número de infecções deixa o sistema de saúde frágil, segundo alertam os especialistas. Os dados mostram que menos da metade da população indiana completou o esquema vacinal em combate ao Coronavírus. Só na data de ontem (9), o país chegou à marca de 142 mil novos casos, o equivalente a mais de seis vezes o número registrado há uma semana. Autoridades da área da saúde em Delhi, Mumbai e de outras cidades aplicaram restrições como toques de recolher; ainda, planejam ampliar a quantidade de leitos hospitalares disponíveis, garantir mais medicamentos e aumentar o suprimento de oxigênio.
Foto de destaque: Reprodução/Getty Images.