O combo de treinamento intenso e jejum intermitente para emagrecer mais rápido

3 min de leitura

A nova estratégia para emagrecer mais rapidamente agora é corroborada por estudo científico norueguês.

O estudo foi publicado nessa terça-feira (04) na revista Cell Metabolism, e confirmou que ao combinarem um treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) com uma dieta de jejum intermitente os pacientes tiveram seus resultados de perda de peso potencializados em um período muito mais curto que uma rotina de treinos e alimentação convencionais.

Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa são da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), acompanharam 131 mulheres com excesso de peso na faixa etária de 19 a 45 anos durante sete semanas, as quais metade das participantes aderiu a uma rotina de treinos de alta intensidade combinado com o jejum intermitente. A outra parcela das analisadas foram divididas em dois grupos iguais, em que uma parte aderiu somente o HIIT como treinamento diário, e a outra apenas o jejum intermitente. Outras 33 mulheres que anteriormente já praticavam exercícios normais, junto a uma dieta balanceada também foram acompanhadas no estudo, servindo como um grupo de controle para atestar os resultados a mais que o treinamento pode trazer.

A conciliação do jejum com o treinamento intensivo proporcionou uma perda de 3,6 quilos em cada uma do grupo, enquanto as que fizeram somente dieta perderam 2,1 quilos, seguidos das que se encaixaram apenas no grupo praticante de HIIT e perderam 1,7 quilos ao final das sete semanas em que foram acompanhadas pela autora da pesquisa, Trine Moholdt.


Tabela explicando os tipos de jejuns intermitentes que podem ser aderidos a uma rotina (Foto: Reprodução/Br da Nutrição)


“A alimentação com restrição de tempo (TRE) é um método menos tedioso e mais eficiente em termos de tempo para perder peso em comparação com a contagem diária de calorias. Já o HIIT é tolerável e seguro para indivíduos anteriormente sedentários e pode ser concluído em 30 a 40 minutos “, disse Trine.

Em relação ao grupo de controle que não alterou sua rotina durante o estudo, as voluntárias adeptas a dieta intermitente acompanhada do HIIT, tiveram quase o dobro de resultados, evidenciando a eficácia na rápida perda de peso do treinamento.  

“Recomendamos esse tipo de programa para pessoas que desejam ter uma maneira relativamente simples de mudar a dieta e os hábitos de exercícios e melhorar sua saúde”, finalizou a autora.

Foto destaque: Mulher praticando exercicios aérobicos na esteira Reprodução/Pacefit

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile