Nesta sexta-feira (05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, após mais de três anos, oficialmente o fim da pandemia do Covid-19. Porém, segundo a agência, a doença ainda está presente e há melhoras no sistema de defesa que ainda devem ser feitas.
A decisão foi tomada após a 15ª reunião do Comitê de Emergência sobre a Covid, nesta última quinta-feira (04). O número decrescente de mortes e internações pela doença e o aumento da imunização da população foram os principais critérios levados em consideração para que o SARS-CoV-2 deixasse de ser considerado uma emergência global.
Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, disse que a pandemia já estava em um cenário de queda desde o ano passado, por causa da diminuição de mortes, casos graves e a vacinação em massa contra a doença. Por isso, acatou a recomendação. “Essa tendência permitiu que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes da Covid-19”, afirmou Adhanom.
Porém, isso não quer dizer que o vírus esteja totalmente derrotado. “Na semana passada, a Covid-19 tirou uma vida a cada três minutos — e essas são apenas as mortes que conhecemos. Enquanto falamos, milhares de pessoas em todo o mundo estão lutando por suas vidas em unidades de terapia intensiva. E outros milhões continuam a viver com os efeitos debilitantes da condição pós-Covid-19”, alertou o diretor-geral da OMS.
Por conta da imunização da população, seja pela infecção natural, vacinação ou ambas, o risco à saúde causado pela doença diminuiu consideravelmente. Embora o risco global ainda seja alto.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> ACABOU, ACABOU, É TETRAAAAA<br><br>Após exatos 1150 dias de luta, OMS declara oficialmente o FIM DA PANDEMIA DE COVID-19. <a href=”https://t.co/A50ctSjiOO”>pic.twitter.com/A50ctSjiOO</a></p>— Camarote da República (@camarotedacpi) <a href=”https://twitter.com/camarotedacpi/status/1654482036361396224?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 5, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Fim da pandemia é comemorado nas redes sociais(Reprodução/Twitter)
No Brasil, já foram registrados quase 37 milhões e meio de casos de Covid-19, e 700 mil pessoas morreram por conta da doença. No cenário global, mais de 446 milhões de casos da doença e 6 milhões de mortes foram registradas desde o primeiro infectado, no final de 2019.
Foto destaque: Moça tirando a máscara de proteção contra Covid-19.Reprodução/Bigstock