Osteoporose: 4 bebidas que podem reduzir a densidade óssea

3 min de leitura

A doença deixa os ossos mais frágeis e alguns hábitos alimentícios estão relacionados ao surgimento do problema. A condição afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. A osteoporose afeta ambos os sexos, mas é mais comum no sexo feminino por conta da menopausa.

O desenvolvimento da doença também está relacionado ao envelhecimento, pois com o passar dos anos, o organismo começa a sofrer alterações metabólicas que diminuem a formação de novas células pra os ossos, tornando-os mais propensos a fraturas.

A osteoporose é um problema sério que prejudica a qualidade de vida dos mais velhos, limitando movimentos básicos como abaixar-se ou sentar-se para pegar objetos, podendo haver lesões nos ossos.

Para prevenir a doença, é preciso equilibrar três hábitos: ingerir cálcio, tomar sol por conta da vitamina D e praticar exercícios. Alguns alimentos são ricos em cálcio, como leite, feijão, queijo entre outros.

Por outro lado, existem outros hábitos que aceleram o processo de desenvolvimento da osteoporose, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Veja alguns exemplos relacionados à doença.


O abuso de bebidas alcóolicas aumenta o risco de osteoporose (Foto: Reprodução/Pexels)


 

1. Bebidas alcóolicas em excesso

Segundo especialistas, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas está diretamente ligado aos casos de osteoporose. Tomar o equivalente a oito doses durante a semana para mulheres ou mais de 15 para homens pode fazer com que a doença apareça de maneira precoce. O álcool é responsável pela eliminação de cálcio pela urina e interfere na produção de vitamina D.

 

2. Beber refrigerante

O refrigerante é rico em ácido fosfórico e cafeína, se consumido diariamente, podem aumentar o risco de osteoporose.

 

3. Sucos com muito açúcar

Beber sucos muito adocicados é prejudicial para saúde óssea, pois afetam a densidade mineral dos ossos em adultos, fazendo a osteoporose surgir mais rapidamente.

 

4. Beber isotônicos regularmente

Bebidas isotônicas possuem uma alta concentração de sódio, aumentando a presença de cálcio na urina. Especialistas dizem que para se manter hidratado e melhorar a absorção de cálcio é recomendável beber água.

 

A osteoporose não tem cura, mas possui tratamento e deve ser feita de forma individualizada e com o devido acompanhamento médico.

Foto em destaque: Algumas bebidas podem prejudicar a saúde óssea Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile