Uma recente pesquisa feita pela Associação Americana do Coração, que é a principal instituição de cardiologia do mundo todo, analisou e adicionou o hábito de “dormir bem”, como um fator essencial que ajuda na preservação da saúde do coração e do cérebro.
Outro estudo feito pela equipe do Royal Philips, revelou que “dormir mal” está sendo cada vez mais constatado no mundo. Para essa pesquisa, a empresa de tecnologia focada em saúde, entrevistou mais de 13 mil pessoas adultas em 13 países diferentes, incluindo o Brasil. Foi também visto que essa situação piorou desde o começo da pandemia de Coronavírus, em março de 2020. Nesse estudo, cerca de 75% dos brasileiros, disseram que estão com algum problema na hora de dormir.
Foto: Mulher com dificuldade para dormir/ Reprodução: Portal Sempre Bem- Pague Menos
A qualidade do sono se junta agora a outros sete fatores, considerados valiosos para a busca do equilíbrio na vida. Evitar o tabagismo e o excesso de álcool, a busca por alimentação saudável, prática constante de atividade física, controle do peso, da pressão arterial, de açúcar no sangue e outras são as dicas para cuidar do corpo.
E para ajudar as pessoas que estão sofrendo com alguma dificuldade na hora de dormir, o médico neurologista do Hospital Santa Lúcia, Marcelo Lobo, deu dicas, para que as pessoas possam ter qualidade na hora do descanso, que é fundamental para o corpo. Para ele:
- Entrar no quarto, apenas na hora que for descansar: Para Marcelo, quanto mais perto da hora de dormir, a pessoa for é melhor, pois assim o corpo entende que aquele é um ambiente para relaxar;
- Não fazer grande esforço físico na parte da noite: Mesmo que a atividade física ajude muito o metabolismo, não é uma boa opção fazer muito esforço e em pouco tempo ir se deitar, porque o corpo terá ainda liberado substâncias que estarão se dissolvendo;
- Evitar usar o celular na cama: Como as telas tanto da TV, do celular quanto do computador emitem certa luminosidade, uma opção é evitá-las antes de se deitar e assim, o cérebro não precisa trabalhar tanto para se adaptar ao ambiente mais calmo
Para Marcelo, quem seguir essas dicas, conseguirá ter uma boa qualidade do sono e assim poderá usufruir do momento de descanso. Fora que cuidar do sono além de ser saudável, ajuda a criar a higiene do sono, que só pode trazer benefícios para as pessoas.
Foto Destaque: Mulher com insônia/ Reprodução: SEGS